sexta-feira, 27 de julho de 2012

Você sabe o que se comemora hoje?


O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 50 empregados.

Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. que culminou com a atual portaria 3.214, Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho. 
Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil.

O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões  externas exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.

Hoje, 40 anos depois, não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho.

A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa:

Treinamento e infraestrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados, portanto, muitos já lutaram para que chegássemos até onde chegamos, mas ainda é precisiso muito, muito mais.

Parabéns a classe prevencionista pela passagem do dia de hoje.

Fonte: conselhoesegurançadotrabalho

Visite nosso site: Aranhas Ancoragem Predial

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Que é Segurança do Trabalho?


Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do servidor. 

Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho, Portaria 3.214/78, compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, portarias, decretos e, também, as convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil. 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sobre a Aranhas Ancoragem Predial


A empresa Aranhas foi criada para suprir a deficiência do mercado em serviços onde seria muito complicado ou até impossível a utilização de métodos convencionais como andaimes e jaú.

O serviço técnico em altura consiste em utilizar técnicas de Alpinismo Industrial, essas técnicas são ultilizadas em indústrias petrolíferas, entre outras.

Nossos materiais são certificados com (CA) Certificado de aprovação, atendendo as normas brasileiras de segurança.

Trabalhamos com Planejamento para Ancoragem Predial, elaboração do projeto einstalação dos Dispositivos de Ancoragem Predial.

Acompanha manual de utilização e treinamento de pessoal.

Elaboração e instalação de "linha de vida"  para segurança de profissionais em altura.