sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Estrutura de prédio que desabou em SP preocupava mestre de obras, conta eletricista

Três dos 25 sobreviventes no desabamento de um prédio em construção ocorrido na manhã de ontem (27) no bairro São Mateus, zona leste da capital, já foram ouvidos pelo delegado Luiz Carlos Uzelin, responsável pelo inquérito policial do caso. Os bombeiros ainda trabalham no local na busca de dois operários. Até o momento, oito corpos foram retirados dos escombros.
No depoimento, eles informaram que, no momento do acidente, todos estavam no térreo do edifício e iam trabalhar no reforço da estrutura inferior do prédio. “Eles apontaram que a obra não tinha sustentação para suportar o peso. Foi feito um estudo para reestruturar a obra”, disse o delegado. Outras intimações devem ser feitas hoje, mas ainda não há previsão de novas oitivas. Também foi ouvido um eletricista que não estava no momento do acidente.
O funcionário Bento Lopes Teixeira trabalhava na obra há dois meses como ajudante de eletricista para a construtora Salvatta Engenharia, que foi contratada para o acabamento do prédio. Ele disse conseguiu sair porque viu o momento em que a laje começou a ruir, gritou para os colegas e correu. “Fui atingido por uma laje, que arrancou o meu capacete. Não fiquei ferido, porque ela ficou apoiada em um monte de piso que estava ali”, relatou no 49° Distrito Policial. Segundo o delegado, essas pessoas já foram ouvidas porque sofreram ferimentos leves.
Uma reunião no último sábado entre os engenheiros da Salvatta, que faria o acabamento do prédio que abrigaria uma loja do Magazine Torra Torra, uma arquiteta da loja e o engenheiro contratado pelo dono da obra foi narrada pelo eletricista Reginaldo Caetano dos Santos. “Até onde sei, chegou-se à conclusão de que tudo deveria ser parado, porque a estrutura não suportava o peso e teria que ser feito o reforço”, contou o eletricista. Ele disse que o mestre de obras demonstrava preocupação com a estrutura, porque havia sido usada uma ferragem muito fina que não era suficiente para as intervenções que seriam feitas. “Comentei que a gente ia rezar para que nada de mal ocorresse”, disse.
O servente de pedreiro Manoel Lopes da Silva informou que começou a trabalhar na obra há cerca de um mês. No momento do acidente, ele trabalhava em uma casa ao lado da obra, limpando o telhado do imóvel vizinho, por isso conseguiu se salvar. “A gente não tinha começado a trabalhar ainda. A gente aguardava o material para o escoramento da laje. O engenheiro informou que seria colocada mais uma viga”, relatou. O servente disse que não notou nada de anormal na estrutura do prédio nos dias em que trabalhou lá.
O também servente de pedreiro Antonio Wallison Teixeira Silva disse que conseguiu sobreviver porque entrou por uma tubulação de ar que o levou à rua. “Só não fui esmagado porque estava encostado na casa de máquinas que é constituída de três paredes que suportaram parte da estrutura”, declarou. Ele informou que ontem os funcionários trabalhavam na limpeza e que foram orientados a não mexer em nada até que houvesse o escoramento. “O encarregado mandou que o material que estava naquele pavimento [segundo] fosse retirado, pois a laje não ia suportar”, declarou. Eram cerca de 500 blocos de barro.
O delegado informou que não há previsão para finalização do inquérito, mas que o caso é prioridade. “Tão logo o Corpo de Bombeiros libere o local, a perícia vai ser feita. É ela que vai determinar o que aconteceu, porque a obra ruiu. Vou aguardar o laudo”, explicou. Ele disse ainda que engenheiros responsáveis pela obra devem ser ouvidos o quanto antes.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-08-28/estrutura-de-predio-que-desabou-em-sp-preocupava-mestre-de-obras-conta-eletricista

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Astrônomos identificam estrela gêmea do Sol

13240329
Uma equipe internacional de astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no Chile, identificou uma estrela gêmea do Sol, denominada HIP 102152, a cerca de 250 anos-luz (1 ano-luz equivale, aproximadamente, a 10 trilhões de quilômetros) de distância da Terra. A descoberta, anunciada hoje (28), é descrita em artigo da revista especializada Astrophysical Journal Letters.
Segundo pesquisadores, a análise da HIP 102152 fornece evidências da ligação entre a idade das estrelas e a concentração do elemento químico lítio, além de sugerir a existência de planetas rochosos do tipo terrestre (similares à Terra) orbitando ao seu redor. O estudo envolve cientistas brasileiros, incluindo pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo, e de outros cinco países.
Apesar de ser quase idêntica ao Sol, a estrela tem idade estimada em 8,2 bilhões de anos, sendo cerca de 4 bilhões de anos mais velha. A similaridade e a diferença de idade podem auxiliar nos estudos sobre a evolução futura do Sol, cujo tempo de vida é estimado em 10 bilhões de anos. O estudo da estrela, que não é visível a olho nu, permite aos cientistas prever o que pode acontecer ao próprio Sol quando chegar a essa idade.
Os cientistas descobriram que a HIP 102152, situada na Constelação de Capricórnio, é a gêmea solar mais velha conhecida até agora, tendo massa e composição química similar ao Sol, com níveis semelhantes de elementos como o hidrogênio, carbono, ferro, alumínio, vanádio e lítio.

Fonte: 
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2013/08/28/astronomos-identificam-estrela-gemea-do-sol/

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Palito de fósforo resiste ao vento, à água, pode até ser enterrado e mesmo assim continua aceso.

Conheça o fósforo diabólico que é difícil de ser apagado

Esse palito de fósforo é coisa do demônio. Chamado de “Stormproof Matches”, ele resiste a qualquer intempérie que normalmente apagaria um palito de fósforo comum. O produto simplesmente continua queimando mesmo embaixo d’água ou em ambiente sem oxigênio.
O “Stormproof Matches” é fácil de acender, mas difícil de apagar. O palito queima por completo em 15 segundos, e não adianta pisar em cima dele ou assoprar para interromper a chama.
No vídeo abaixo, há uma série de testes e demonstrações da resistência desse palito de fósforo do capeta. Nem enterrado o maldito apaga! Será que esse é um item seguro para você acender o fogão em casa?




O “Stormproof Matches” foi desenvolvido para fazer parte de kits de acampamento e emergência, quando é vital que os palitos de fósforos funcionem independente da condição climática.

Fonte:http://www.megacurioso.com.br/invencoes-malucas/37747-conheca-o-fosforo-diabolico-que-e-dificil-de-ser-apagado.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=imggrande

Água em pó promete acabar com as secas



Um pó chamado “Chuva Seca” pode dar fim aos complicados períodos de seca. O produto é capaz de reter grandes quantidades de água e liberá-la aos poucos, alimentando plantações durante períodos sem chuva. Com apenas 10 gramas, o polímero absorvente armazena um litro de água. O produto foi criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) e muito utilizado em fraldas durante os anos 1970. Há 10 anos, o engenheiro  químico mexicano Sérgio Jesus Rico Velasco descobriu que o material poderia ir além da retenção de urina e implantou seu uso agricultura.

Velasco patenteou a tecnologia e a tem comercializado para o mundo inteiro. Segundo ele, após testes, o governo mexicano confirmou que o produto amplia as colheitas em até 300% quando misturado ao solo. Em entrevista à BBC, Edwin González, vice-presidente da empresa, estima a duração do produto entre oito e dez anos dependendo da qualidade da água – quanto mais pura, mais durável. A companhia recomenda 50kg da “Chuva Sólida” por hectare (10 mil metros quadrados), quantia vendida por aproximadamente R$ 3.500.

Controvérsias

A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, diz à BBC que duvida da eficácia do produto. “Não há evidência científica que sugira que eles armazenem água por um ano", defende. Segundo ela, a Chuva Seca pode sugar mais água do solo, prejudicando a irrigação das plantas. Além do mais, adubos feitos com lascas de madeira seriam capazes de produzir quase o mesmo efeito e são mais baratos.

Fonte: http://www.anonymousbr4sil.net/2013/08/agua-em-po-promete-acabar-com-as-secas.html

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Anatel quer oferecer 300 mil orelhões com wifi no país

800px-Praia_Ponta_Negra_Sept_2007_06

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, afirmou nesta segunda-feira (19) que 300 mil orelhões serão modernizados no país e deverão oferecer wifi.
Além disso, 400 mil serão desativados --40% do existente atualmente.
"Nós temos hoje 1 milhão de orelhões e a maioria deles é subutilizada. A ideia é modernizarmos 300 mil", afirmou em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Ele afirmou que uma parte dos orelhões será mantida como hoje, para atender a regiões onde ainda são muito utilizados.
A estimativa é que 300 mil sejam mantidos, 300 mil modernizados e 400 mil possam ser desativados.
A mudança ocorrerá na revisão do contrato de concessão. A consulta pública começa em março de 2014.
ORELHÃO COM WIFI
Há, atualmente, um projeto piloto de orelhão com wifi no Rio de Janeiro. Segundo Rezende, ainda é preciso estudar um método de tarifação, o formato de utilização do sistema e, também, decidir quem vai instalar o wifi.
A desativação dos 400 mil ocorrerá, pois será preciso fazer uma troca do contrato de concessão. "A empresa, para fazer investimento no wifi, precisa baixar o custo dos orelhões. O contrato de concessão prevê equilíbrio econômico-financeiro deste investimento."
A previsão é que os novos orelhões entrem em funcionamento entre 2015 e 2016.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/08/1328625-anatel-quer-oferecer-300-mil-orelhoes-com-wifi-no-pais.shtml

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jetpack pessoal Premiado vôo Permitido

Jetpack
Os desenvolvedores da Nova Zelândia de um jetpack personalizado disse terça-feira que os reguladores da aviação ter emitido o dispositivo com uma licença de vôo, possibilitando vôos tripulados teste. Martin Aircraft presidente-executivo Peter Coker disse que a certificação foi um marco significativo no desenvolvimento do jetpack, o que a empresa espera começar a vender no próximo ano.
"Para nós é um passo muito importante porque ele se move para fora do que eu chamo de um sonho em algo que eu acredito que agora estamos em uma posição para comercializar e fazer avançar muito rapidamente", disse Coker AFP.
O jetpack é a ideia do inventor Glenn Martin, que começou a trabalhar com ela em sua garagem Christchurch mais de 30 anos atrás. Inspirado pela televisão infância mostra comoThunderbirds e Perdidos no Espaço , Martin estabelecido no início de 1980 para criar um jetpack adequado para o uso diário por pessoas comuns, sem formação de piloto especialista. Seu jetpack é composto de um par de cilindros contendo os fãs de propulsão unidas a um quadro de fibra de carbono free-standing.
O piloto faz no quadro, amarra-se e controla a jato sem asas com dois joysticks. Embora o conceito do jetpack é bastante simples - TIME Magazine comparou seu projeto para dois enormes ventiladores de folha soldadas - fine-tuning-lo em uma aeronave que é seguro e fácil de usar foi um processo demorado. Coker afirmou que o mais recente protótipo, o P12, incorporado enormes melhorias no projeto em relação às versões anteriores.
"Mudando a posição dos dutos do jetpack resultou em um salto quântico no desempenho em relação ao protótipo anterior, especialmente em termos de manobrabilidade da aeronave", disse ele.
Coker disse que uma versão especializada do jetpack concebidos para o "First Responder" as equipes de emergência e militares ", como os bombeiros devem estar prontos para entrega em meados de 2014. Um modelo mais simples voltada para o público em geral deverá estar no mercado em 2015.
O preço da sua própria máquina voadora pessoal é estimada em US $ 150.000 a US $ 250.000, embora Coker disse que o custo era provável a descer ao longo do tempo. Ele vem com um pára-quedas-foguete, se alguma coisa der errado.
Em maio de 2011, um controle remoto Martin jetpack carregando um boneco piloto subiu a 1.500 metros (5.000 pés) acima da Ilha do Sul Canterbury Plains como seu criador assisti ansiosamente a partir de um helicóptero pairando nas proximidades. A Nova Zelândia Autoridade de Aviação Civil disse que o jetpack agora haviam sido emitidas com uma autorização de vôo experimental para o desenvolvimento do teste de vôo, o que permite que alguém piloto da aeronave.
Ele disse que os voos de teste seriam sujeitos a exigências rígidas de segurança, com vôos não é permitido nenhum maior do que 20 pés (seis metros) acima do solo, ou 25 pés acima da água. Os vôos também são limitadas para testar áreas sobre a terra desabitada.
No começo do ano, essa versão P12 foi testada com um lastro simulando o peso do piloto e guiada por controle remoto. Veja o vídeo abaixo:

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Capa de invisibilidade feita de espelhos simples podem parar o tempo por tempo indeterminado

capa da invisibilidadeCalma, não se trata de uma máquina do tempo ou coisa assim. O que a invenção dos matemáticos da Northwestern University faz é impedir que você veja o que aconteceu em determinado momento.
Isto é, o truque faz parecer que as coisas pararam no tempo, quando na verdade o que parou foi a luz. O dispositivo que você vê na imagem consegue transmitir um feixe de luz através de um sistema de espelhos que desacelera a velocidade com que ela viaja e, em seguida, deixa tudo normal outra vez. Dessa maneira, se esse feixe de luz estiver iluminando um relógio, por exemplo, você veria o ponteiro ficar congelado por um tempo e, depois, pular para outra marcação sem ter de fato passado pelo minuto “x”.
Pronto, o tempo foi manipulado.
Esse sistema de manipulação da velocidade da luz já era conhecido pela física e por  estudiosos. Entretanto, eles usavam lentes para refletir a luz, o que não se mostrava muito eficiente. Isso porque, até então, o máximo de tempo que fora escondido por eles com luz refletindo em lentes não passou de 120 nanosegundos.
Esquema de espelhos impede que a luz chegue a seus olhos na velocidade necessária. (Fonte da imagem: Reprodução/Northwestern University)
Esquema de espelhos impede que a luz chegue a seus olhos na velocidade necessária. (Fonte da imagem: Reprodução/Northwestern University)
A invenção dos pesquisadores da Northwestern University, entretanto, foi simplificada com espelhos em vez de lentes e pode esconder até minutos inteiros no tempo. Imagine só como seria presenciar uma situação como essa. Algumas pessoas, inclusive, já pensaram em utilidades criminosas para essa técnica, que poderia enganar câmeras de segurança facilmente enquanto coisas preciosas “desapareciam” sem deixar qualquer pista.
Por agora, parece que Lerma ainda não construiu o dispositivo – mas não há razão para seu projeto não poder ser implementado hoje, usando materiais existentes e disponíveis. Na verdade, dado o tempo da natureza máquina deste dispositivo, é possível que alguém – talvez o militar – já construiu. Nós simplesmente não podemos vê-lo ainda … Confira o vídeo abaixo em inglês ( caso necessário ative a legenda ).

Equipamento transforma qualquer superfície em touchscreen

32704425614181029
As touchscreens revolucionaram a maneira com que nós interagimos com a mídia. Mas até então, a tecnologia de toque ficou limitada apenas às telas. Agora, dois engenheiros desenvolveram um sensor chamado Haptix que permite com que qualquer superfície se torne um sistema de controle por toque, não importa se é uma tela, um teclado, ou até mesmo uma mesa.
Darren Lim, um dos criadores do Haptix, disse ao Mashable que “diferente do Leap Motion (controlador que permite com que os usuários executem comandos através de gestos na tela do computador), o Haptix não depende de infravermelho”, o que significa que pode ser aplicado em “qualquer condição de luz e em superfícies refletivas”.
O Haptix é fixado no topo dos aparelhos ou das superfícies que você quer utilizar sempre apontando para o chão. Desse modo, você pode mexer no Haptix por longos períodos de modo confortável.
32704425614181115
Em funcionamento, o Haptix permite que ao usuário executar comandos comuns em telas de toque, como navegar, movimentar a tela com toques individuais e fazer zoom, por meio do movimento de pinça. Além disso, o produto possui um sensoriamento 3D que faz com que o usuário possa ver seus dedos na tela antes de tocar a superfície.
Os desenvolvedores lançaram uma campanha para arrecadar, via financiamento coletivo na internet, e precisam de pelo menos US$ 110 mil para dar continuidade ao projeto. Caso deseje contribuir, clique aqui.
Segundo os engenheiros, o Haptix suporta os sistemas operacionais Windows, especificamente a partir da versão XP em diante, e Ubuntu, na plataforma Linux. A equipe também planeja incorporar uma API voltada a desenvolvedores, bem como oferecer suporte para versões Android e OS X em breve.
Veja o vídeo abaixo para entender melhor como funciona:

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cidade egípcia perdida é revelada sob o Mar Mediterrâneo

cid egipt 5
É uma cidade envolta em mitos, engolida pelo Mar Mediterrâneo e enterrada na areia e na lama por mais de 1.200 anos. Mas agora, arqueólogos estão escavando os mistérios da Heracleion, descobrindo artefatos surpreendentementes bem preservados que contam a história de um porto clássico da era vibrante.
Conhecido como Heracleion para os antigos gregos e Thonis aos antigos egípcios, a cidade foi redescoberta em 2000 pelo arqueólogo francês subaquático Franck Dr. Goddio e uma equipe do Instituto Europeu para a Arqueologia Subaquática (IEASM) depois quatro anos de pesquisa geofísica. As ruínas da cidade perdida foram encontrados 30 pés abaixo da superfície do mar Mediterrâneo em Aboukir Bay, perto de Alexandria.
Um novo documentário destaca as principais descobertas que têm sido feitas em Thonis-Heracleion durante uma escavação de 13 anos. Emocionantes descobertas arqueológicas ajudam a descrever uma cidade antiga que não era apenas um centro de comércio internacional vital, mas, possivelmente, um importante centro religioso. A equipe de televisão utilizou dados de pesquisas arqueológicas para a construção de um modelo de computador da cidade. De acordo com o Telegraph, conduzindo uma pesquisa, sugere que Thonis-Heracleion serviu como uma porta de entrada obrigatória para o comércio entre o Mediterrâneo e o Nilo.
Até agora, 64 naufrágios antigos e mais de 700 âncoras foram descobertos a partir da lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro, pesos de Atenas (que nunca foram encontradas em um sítio egípcio) e tábuas gigantes inscritas em egípcio antigo e grego antigo. Os investigadores pensam que esses artefatos apontam a proeminência da cidade como um centro de comércio movimentado.
Os pesquisadores também descobriram uma variedade de artefatos religiosos na cidade submersa, incluindo esculturas de pedra de 16 metros de altura que se pensa ter adornado o templo central da cidade e sarcófagos de pedra calcária que se acredita ter contido animais mumificados.
Especialistas têm se maravilhado com a variedade de artefatos encontrados e ficaram igualmente impressionados com o quão bem eles estão preservados.
“A evidência arqueológica é simplesmente impressionante”, Professor Sir Barry Cunliffe, da Universidade de Oxfordarqueólogo que tomou parte na escavação, disse em um comunicado obtido pelo The Huffington Post. “Ao ficar intocados e protegidos por areia no fundo do mar, durante séculos, eles estão brilhantemente preservados.”

Fonte:http://www.engenhariae.com.br/colunas/cidade-egipcia-perdida-e-revelada-sob-o-mar-mediterraneo/

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Viagem sem volta a Marte já tem mais de 100 mil inscritos

Viagem-Sem-Volta-Marte
Mais de 100 mil pessoas se inscreveram para uma viagem sem volta à Marte, dentro de um projeto que pretende colonizar o planeta. As inscrições online, que ainda estão abertas até o dia 31 de agosto, fazem parte do Mars One, iniciativa liderada pelo cientista holandês Bas Lansdorp.
A nave, que vai viajar durante sete meses, não tem data exata para sair do planeta Terra rumo ao ‘Planeta Vermelho’, mas já está definido que isso vai acontecer a partir do ano de 2023.
Classificado pelo site da missão como “o próximo grande passo da humanidade”, o projeto está orçado em US$ 6 bilhões (cerca de R$ 13,8 bilhões de acordo com a cotação atual do dólar) e vai ser financiado por meio de patrocínios, venda de produtos, doações e inscrições. Só há um patrocinador até o momento, recebido em janeiro deste ano pelo Interplanetary Media Group, empresa que gerencia os investimentos de propriedade intelectual e mídia do projeto. No entanto o valor arrecadado não foi divulgado.
Para se inscrever no projeto a pessoa precisa ter 18 anos ou mais e pagar uma quantia que varia de acordo com o país de origem dela – nos EUA ela sai por US$ 38 (cerca de R$ 87), enquanto no México o custo é de US$ 15 (cerca de R$ 34), por exemplo.
Lansdorp, que confirmou o número de inscritos aos principais jornais americanos esta semana, disse que a quantidade de candidatos tende a crescer ainda mais nas próximas semanas.
“Existe um grande número de pessoas que ainda está trabalhando nos próprios perfis, decidindo se pagam ou não pela inscrição ou continuam preparando os vídeos de apresentação, preenchendo os formulários e seus currículos”, explicou Bas.
1_6
Até agora, o site do projeto confirma ter recebido inscrições de mais de 120 países, incluindo o Brasil, EUA, China, Rússia, México, Canadá, Colômbia, Argentina e Índia.
“O Mars One é uma missão representando toda a humanidade e seu verdadeiro espírito será justificado apenas se pessoas de todo o mundo estiverem representadas. Eu me orgulho de ver exatamente isso acontecendo”, disse Lansdorp em artigo publicado no site do Mars One.
Os futuros astronautas da missão serão escolhidos em 4 etapas:
Na primeira, a seleção é feita com base no currículo, carta de intenção e vídeo enviado pelo candidato. Na segunda fase, os candidatos devem apresentar atestado médico e físico e se encontrarão com comitês regionais da missão para entrevistas.
Na terceira etapa, o processo passa para o nível nacional, de onde sairá um candidato por país selecionado. Essa etapa será transmitida pela TV e internet em cada país participante e o público desses países decidirá o próprio representante dentre um grupo de 20 a 40 candidatos por nação.
Na etapa final, os candidatos restantes, que precisam se comunicar bem em inglês, participarão de um evento transmitido pela TV em todos os países participantes para selecionar apenas 24 astronautas.
Veja o vídeo de apresentação do projeto:

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

hqdefault
Usar moedas e notas para fazer pagamentos pode tornar-se uma coisa obsoleta. Depois dos cartões de crédito, a Dinamarca testa chips em pulseiras, que não necessitam de códigos. O sistema está sendo testado no festival “Smukfest”, em Skanderborg.
Para a organização do Smukfest, esta é uma medida é vantajosa pois “depois de algumas bebidas e com a festa, quando tiramos as notas dos bolsos, facilmente as perdemos. Agora se tem o dinheiro numa pulseira e sabemos onde está,” afirma Betina Lykke Andersen, da organização do festival.
De acordo com um estudo do instituto norte-americanoGartner, as transações mundiais de pagamentos móveis, vão atingir, este ano os 176 mil milhões de euros. Estima-se que o volume e os valores das transações móveis tenham um crescimento médio anual de 35 por cento, entre 2012 e 2017.
tecnologia permite o pagamento de pequenas quantias em muito pouco tempo, apenas um segundo.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ônibus com “telhado verde” circula na Espanha

onibus telhado verde
O artista Marc Granen, mora em Bescano- na Espanha, desenvolveu um telhado verde para autocarros chamado Phyto Kinetic. Uma vez que os espaços verdes são tão valiosos e que as cidades não têm muito espaço livre, Granen lembrou-se de usar as áreas existentes para criar novos jardins, neste caso, sobre rodas.
O Phyto Kinetic utiliza uma esponja leve e hidropônica, com sete centímetros de espessura, que reduz significativamente o peso total do telhado verde. A esponja tem o benefício adicional de ser extremamente maleável, o que a torna fácil de instalar em qualquer formato de teto de ônibus .
A condensação do sistema de ar condicionado do veículo é armazenada e reciclada para regar o telhado. Quando o ar condicionado não é usado, o jardim pode ser regado manualmente.
O jardim mantém-se seguro numa plataforma móvel através de bandas de aço inoxidável fixadas no local com uma malha de proteção ultraleve que segura a superfície plantada. Granen garante que este sistema mantém o jardim preso, mesmo que o ônibus sofra algum  impacto.
Está já atualmente em funcionamento um protótipo que transporta turistas para parques de camping em Girona, Espanha. Em Barcelona, uma empresa já manifestou interesse em patrocinar a sua frota de ônibus com este novo sistema purificador do ar.
No futuro, diferentes ônibus nas cidades poderão cultivar as suas próprias ervas aromáticas, plantas ornamentais ou simplesmente relva. Granen espera que o Phyto Kinetic ajude a mudar a relação dos habitantes urbanos com a natureza e que os ajude a desfrutar de espaços verdes em conjunto com as infra-estruturas das cidades.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Grande chuva de meteoros terá atividade mais intensa na madrugada desta noite

meteoros
Todos os anos, é possível ver da Terra a chuva de meteoros das Perseidas – ou Perséiades– também conhecida como “lágrimas de San Lorenzo”, e alcançará sua máxima intensidade na madrugada de hoje, 12 de agosto, e amanhã, 13 de agosto, por volta das 2 horas da manhã (horário de Brasília).
Perseidas são fragmentos do cometa Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 130 anos. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, localizado na constelação de Perseus.
Esses fragmentos entram em contato com a Terra quando o nosso planeta atravessa um rastro de meteoros, sendo elas partículas do cometa durante sua passagem pelo Sol, e alguns deles datam de 1000 anos.
A Lua está em fase crescente e, neste momento, estará ocultada e por isso os meteoros poderão ser vistos com maior clareza. Esse fenômeno já podia ser visto desde a metade de junho e pode ser visto até o fim de agosto, porém com menor intensidade.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A impressora 3D que constrói casas

construcao-automatica-01Contour Crafting é um processo construtivo que utiliza um dispositivo semelhante a uma impressora 3D de grandes dimensões para a execução de estruturas de Engenharia Civil. Criado pelo Professor Behrokh Khoshnevis da Universidade da Califórnia do Sul, permite a automação parcial da construção de paredes, lajes, vigas, pilares e outro tipo de elementos de edifícios.
Os muros e paredes são feitos com depósito de camadas de concreto, mas o mais incrível é que a máquina pode ser programada para pintar paredes, adicionar telhas, pisos, hidráulica e elétrica. A forma rápida como tudo isto é feito pode ser essencial para uma situação de desastre natural, por exemplo, em que as casas precisam ser reconstruídas em pouco tempo.
O sistema consiste em se construir as partes da casa em camadas, controlando-se o fluxo de uma massa líquida que, ao endurecer, forma a estrutura da residência. O fluxo do líquido é controlado por duas ferramentas parecidas com uma colher de pedreiro, montadas à frente de um bocal. O conjunto todo é fixado em um braço robótico móvel.
O equipamento pode criar ítens tridimensionais em qualquer formato que se deseje: cubos e caixas, taças e domos, cilindros, cones, cones saindo de caixas, anéis ou discos. Cada formato pode ser geometricamente regular ou ter uma forma livre, desenhado segundo os sonhos do arquiteto.
O material utilizado para a construção pode ser gesso, argila, concreto, plástico e mesmo partículas de madeira misturadas com epóxi, formando uma pasta. Um programa de computador baseado em representações de CAD guiam o equipamento, que molda o material no formato desejado enquanto ele ainda está semi-líquido.
construcao-automatica-06
Casas e outros prédios não são os únicos ítens que podem ser construídos com o “Contour Crafting”: tendo o terreno preparado, o sistema pode construir até mesmo uma estrada, de forma rápida e automática.
O aumento da escala do equipamento é o grande desafio. “Nós estamos falando de máquinas muito grandes, volumes de material muito maiores e de se trabalhar ao ar livre, em ambientes muito menos controláveis,” dizKhoshnevis. “Mas nós temos um sistema em pequena escala que funciona e não há razão teórica para que o mesmo sistema em larga escala não funcione,” entusiama-se ele.

Fonte:http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/a-impressora-3d-que-constroi-casas/

Projeto de edifício de Dubai prevê andares que giram de forma independente

Projeto de edifício de Dubai prevê andares que giram de forma independente
A empresa de arquitetura Dynamic Architecture tem projetos de construir torres giratórias em grandes cidades do mundo. O edifício que a companhia planeja para Dubai tem andares que podem rodar de forma independente, e o movimento pode ser acionado por comandos de voz.
Cada um dos 80 andares poderá girar em 360 graus e completar uma volta em 90 minutos. Tanto a velocidade quanto a direção da rotação podem ser controladas por voz. Como os pisos possuem formatos irregulares e independentes, a fachada do edifício estará sempre se modificando.
Os idealizadores do projeto apostam no conceito dinâmico de arquitetura, tanto para quem vê o prédio de fora, como para quem aprecia as vistas em todos os ângulos e direções de dentro dos apartamentos e lojas.
O vídeo abaixo mostra um pouco da proposta de construção do Dynamic Tower, conforme divulgação da própria empresa de arquitetura. O projeto em Dubai está parado desde 2012, e a companhia anunciou a intenção de levar o mesmo conceito de torre giratória para Londres.

                                     

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/arquitetura-e-engenharia/37516-projeto-de-edificio-de-dubai-preve-andares-que-giram-de-forma-independente.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=imggrande

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Novo Dispositivo de Ancoragem Definitiva - D.A.D. 18 em 3D

E com muita alegria que apresentamos nosso novo D.A.D. 18, nosso dispositivo a qual já atendia todas as especificações da N.R. 18 e do Corpo de Bombeiros sofreu um remodelagem para melhor atender a todos nossos clientes e parceiros da construção civil.



E assim inauguramos nossa Plataforma Interativa 3D disponível no link abaixo:
http://aranhaspredial.com.br/game.php

Não perca tempo venha descobrir mais esta novidade que a Aranhas Ancoragem Predial traz aos nossos parceiros.

Novo programa consegue prever a sua localização no futuro

mapaa
Onde você vai estar daqui a cinco anos? Esta é uma pergunta muito comum em entrevistas, pensada para perceber as ambições da pessoa. Porém, graças à nova tecnologia, em breve poderá tornar-se possível dar uma resposta precisa a esta questão.
Pesquisadores da Microsoft e do Google conseguem prever onde é que uma pessoa estará no futuro, usando um novo software de computador chamado Far Out. O programa acompanha a pessoa através de um dispositivo GPS e estuda a sua rotina. Em seguida, usa essa informação para adivinhar com precisão as suas localizações futuras e adapta as suas previsões mesmo que a pessoa mude de trabalho, casa ou relação amorosa.
Adam Sadílek e John Krumm queriam saber mais sobre o que chamam de “mobilidade humana”, de modo a desenvolverem uma fórmula capaz de prever onde uma pessoa estará dentro de alguns anos. Acompanharam então 703 voluntários em Seattle, via GPS, em todas as dinâmicas da vida – trabalho, compras, saídas com os amigos e até mesmo viagens. Carros, autocarros e outros meios de transporte também foram registados numa base diária.
Os dados recolhidos foram analisados no programa Far Out, capaz de dar previsões – e descobrir automaticamente quando alguém se desvia da sua rotina habitual, ajustando-se de acordo com a nova informação.
Se houver uma transição brusca no registo, como a mudança de residência para uma nova cidade, o sistema percebe que há uma discrepância entre as previsões e os dados reais e adapta-se aos novos padrões.
far-out
De acordo com Salidek e Krumm, os seres humanos são muito previsíveis, mesmo durante longos períodos de tempo.
Apesar de já haver muitos avanços no campo das previsões, este é o primeiro programa capaz de o fazer numa escala de meses e anos. Os seus usos futuros podem incluir a previsão dos aumentos populacionais, de disseminação de doenças, problemas de tráfego e necessidades de banda larga.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Rússia deve construir primeira usina nuclear flutuante

Usina nuclear será construída à bordo do navio Akademik Lomonosov

O governo russo anunciou que até 2016 o país deverá ter a primeira usina nuclear flutuante do mundo. Construída em um navio, ela deve usar dois reatores nucleares para produzir 70 megawatt, energia suficiente para abastecer os 200.000 habitantes da cidade de Vilyuchinsk, localizada no frio e isolado leste da Rússia.

Os governantes locais planejam a construção da usina desde 2007, mas seu desenvolvimento enfrentou uma série de contratempos, desde dificuldades técnicas e financeiras até acusações de corrupção contra as empresas construtoras. No começo de julho, Aleksandr Voznesensky, diretor do maior estaleiro do país, anunciou que a usina deve finalmente ficar pronta em três anos.
A embarcação receberá o nome de Akademik Lomonosov — em homenagem ao intelectual russo Mikhail Lomonosov — e será a primeira de uma série de usinas flutuantes que a Rússia deve construir para abastecer cidades de difícil acesso no leste do país, distantes dos principais centros industriais. A construção do navio é comandada pela Rosatom, agência do governo que administra as usinas nucleares.

Navios nucleares — Segundo os construtores, o navio será abastecido com dois reatores nucleares de 35 megawatt do tipo KLT-40S, parecidos com os usados para fornecer propulsão a navios e porta-aviões russos. A diferença é que a energia gerada não será usada para mover a embarcação, mas sim repassada à rede energética da cidade onde estiver atracada. Os projetistas planejam, na verdade, que o navio não tenha nenhum tipo de propulsão — ele terá de ser rebocado até as cidades onde serão empregados.

Essas usinas irão produzir energia a partir da fissão de elementos radioativos, como urânio e plutônio. O calor gerado por esse tipo de reação será usado para aquecer e mover turbinas instaladas no navio, que irão produzir a energia elétrica. Os pesquisadores também esperam usar esse calor gerado na usina para dessalinizar a água do mar, fornecendo água potável para os habitantes locais.

Os projetistas esperam que a embarcação tenha uma vida útil de 40 anos e precise passar por uma manutenção a cada 12 anos, onde o combustível nuclear será reciclado. Segundo o site World Nuclear News, que pertence à Associação Nuclear Mundial, organização que promove o uso de energia nuclear e reúne empresas do setor, a Akademik Lomonosov deve custar cerca de 525 milhões de dólares. As embarcações seguintes deverão ser um pouco mais baratas.

O governo russo também pretende comercializar a tecnologia com outros países. Ainda segundo o World Nuclear News, os construtores já foram procurados por representantes de países como China, Indonésia, Malásia e Argentina.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/russia-deve-construir-primeira-usina-nuclear-flutuante

Pólos magnéticos do Sol estão prestes a inverter

020130130807-inversao-polaridade-sol
De acordo com a NASA, o Sol está se preparando para uma transformação que mudará o seu polo magnético. Trata-se de um evento que ocorre a cada 11 anos, o qual a estrela transfere sua polaridade em um período de meses.
“Parece que estamos há não mais do que três a quatro meses de uma inversão de campo completa,” disse o físico solar Todd Hoeksema, da Universidade de Stanford. “Esta mudança terá um efeito cascata em todo o Sistema Solar.”
Quando o campo muda, a “folha atual” – uma superfície que irradia bilhões de quilômetros para fora do equador do sol – se torna muito ondulada, comentaram funcionários da NASA. Isso faz com que se criem tempestades espaciais em torno da Terra, por exemplo.
Na verdade, essas ondulações representam uma proteção mais forte contra os raios cósmicos, que chegam do espaço interestelar. Conforme a inversão total do campo magnético solar se aproxima, os dados dos observatórios mostram que os dois hemisférios do Sol estão fora de sincronia.
O pólo norte do Sol já mudou de sinal, enquanto o pólo sul está correndo para recuperar o atraso,” disse Scherrer. “Em breve, no entanto, os dois pólos terão revertido, e a segunda metade do máximo solar estará em andamento.”
sol
A próxima reversão irá marcar o ponto médio do ciclo solar 24 – metade do “máximo solar” já terá passado, e vamos nos encaminhando para a metade final.
Isso significa que o atual “máximo solar” será na verdade bem “mínimo” – um dos mais fracos nos últimos 100 anos. Já que neste período a atividade do Sol geralmente aumenta.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Óculos equipados com câmera restauram parcialmente a visão em cegos

Óculos equipados com câmera restauram parcialmente a visão em cegos
Os óculos Argus passaram dez anos em desenvolvimento, e hoje são capazes de restaurar a visão em cegos. Bem, parcialmente, pelo menos. De fato, as imagens projetadas no cérebro de um usuário do Argus não são exatamente as mesmas enxergadas por uma pessoa normal.
“Você precisa reaprender a ver”, disse Dean Lloyd, um dos pacientes que receberam os óculos, em entrevista ao site Wired. De acordo com Lloyd, o dispositivo faz com que tudo se pareça com um enorme mapa rodoviário — contendo informações que demandam certo grau de interpretação. Há um inconveniente, entretanto: o implante é funcional apenas para pessoas que já enxergaram.

Implante intraocular

Essa limitação se dá por conta do funcionamento do aparato. As imagens captadas pela câmera postada na parte superior da armação são convertidas em sinais elétricos e, em seguida, enviadas para eletrodos instalados em porções específicas dos olhos do paciente.
Óculos equipados com câmera restauram parcialmente a visão em cegos


Ao estimular os nervos ópticos, uma série de linhas em preto e branco e de pontos passa a ser enxergada pelo paciente — que, de fato, volta a receber informações visuais. Entretanto, caso os nervos tenham sido danificados ou tenham mesmo morrido, torna-se impossível efetuar o estímulo.
Após o longo período de pesquisas e testes, o Argus já se encontra disponível em alguns hospitais dos EUA.

NSA: Centro de dados que vigia cidadãos vai usar 6,4 milhões de litros de água por dia

UtahUma das maiores revelações do ano diz respeito à fuga de informação sobre o programa de vigilância PRISM, da National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos, que tem vindo a monitorar todas as comunicações dos cidadãos norte-americanos. Muitas pessoas revelaram-se chocadas com a revelação – e ainda não sabiam elas de tudo.
Foram agora revelados mais detalhes sobre o novo Intelligence Community Comprehensive National Cybersecurity Initiative Data Center – também conhecido como o grande centro de dados que está drnfor construído pela NSA em Bluffdale, Utah, nos EUA.
Sabe-se agora que o sistema de recolha e armazenamento de toneladas de informação sob a forma de telefonemas, emails e pesquisas online será um consumidor gigante de água e eletricidade. De acordo com o Treehugger, a instalação de 93 mil m2 vai ser a moradia de 9.300 m2 de servidores de armazenamento de dados e vai usar 6,4 milhões de litros de água por dia, de modo a resfriar os servidores.
O centro de dados será responsável por 1% de todos os usos de água na região e a cidade de Bluffdale está já à procura de fontes de água adicional para quando a instalação estiver concluída, em Setembro.
Os gastos de energia também não serão pequenos, tendo em conta o tamanho da estrutura. A instalação vai exigir 45 megawatts de eletricidade, o que equivale ao consumo de 65 mil casas. Terá a sua própria subestação de energia e geradores de back-up movidos a diesel.
Se tudo isto já parece impressionante – e dispendioso – prepare-se para o resto: a NSA está a construir também outro centro de dados em Fort Meade, Maryland, que terá dois terços do tamanho deste mega centro de que falamos acima. Apesar de menor, continua a ser um enorme impacto para o ambiente.


Fonte:http://www.engenhariae.com.br/meio-ambiente/nsa-centro-de-dados-que-vigia-cidadaosor-dia/

Novo cristal expande-se quando é apertado

engenhariaeUm novo cristal translúcido, feito de ouro, zinco e cianeto, faz algo que muito poucos materiais conseguem: em vez de diminuir sob pressão, ele expande-se.
A maioria dos materiais mais comuns contrai-se quando lhes é aplicada pressão de forma igual em todas as direções. A resposta contra-intuitiva deste novo cristal é o resultado de um arranjo de átomos de ouro com efeito mola alinhados dentro de uma estrutura hexagonal.
À medida que as molas são comprimidas, o cristal cresce, aumentando o seu comprimento até 10% – uma mudança que se torna de fato visível quando observada pelo microscópio.
Os materiais e sistemas que se expandem sob pressão não são desconhecidos para a ciência. Eles podem ser encontrados em certos tipos de músculos, como os que impulsionam os polvos e as lulas dentro de água ou enrolam a tromba do elefante. Mas apenas na última década os cientistas têm sido capazes de criar estes materiais em laboratório.
crystals_1
O segredo envolve a criação de uma estrutura de metamorfose que consegue reorganizar os blocos de construção atômicos sem os deixar desmoronar, explica o Wired.
Para criar o novo cristal, os cientistas misturaram dois sais em solução – um com átomos de ouro e outro com zinco. Quando combinados, os sais produzem um cristal translúcido, cuja estrutura atômica se assemelha a uma rede de hexágonos com os átomos de zinco nos vértices e os de ouro nos lados, com moléculas de cianeto entre os dois.
Ao ligar os hexágonos está então a mola helicoidal de ouro que ajuda a absorver a pressão aplicada.
O novo material pode servir para criar sensores de pressão 10 vezes mais sensíveis, segundo os cientistas. Também pode ser usado em materiais inteligentes para controlar circuitos ou orientar feixes de luz.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/novo-cristal-expande-se-quando-e-apertado/

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O primeiro hambúrguer de laboratório não tem um gosto bom

burger-1-600x450Cientistas da universidade de Maastricht conseguiram criar um hambúrguer em laboratório a partir de células de vacas. E, segundo relatos, ele não é muito bom. A ausência de gordura na carne fez com que os degustadores dissessem que ela não tinha o gosto certo.
O projeto de criar carne em laboratório custou US$ 325 mil e foi financiado por Sergey Brin, do Google. O objetivo é criar uma forma sustentável de suprir a demanda por carne de vaca no mundo. “Acho que as pessoas não entendem que a produção de carne está em seu máximo atualmente, e não vai conseguir suprir a demanda nos próximos 40 anos”, explicou Mark Post, professor da Universidade Maastricht.
“Precisamos criar uma alternativa, não há dúvida”. Ele também vê o hambúrguer criado em laboratório como uma saída para um problema bem grave – a criação de animais para abate.
Outro problema foi na aparência: por não ter células sanguíneas, a carne é acinzentada e nada apetitosa. Ela ficou mais parecida com a de carne “de verdade” com suco de berinjela e açafrão, que têm pigmentos avermelhados e costumam ser usados na culinária para dar cor aos alimentos.
É bastante provável que tanto os problemas visuais quanto no sabor sejam contornados nas próximas versões do cultured beef, o nome dado à carne de laboratório. Segundo seu criador, Mark Post, ela deve começar a chegar ao mercado daqui a 10 ou 20 anos.
ScreenHunter_07 Aug. 06 03.52