quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Governo dos EUA hackeou data centers de Google e Yahoo!


A NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) invadiu redes de conexão do Google e Yahoo! com computadores ao redor do mundo inteiro para ter acesso a informações pessoais de internautas.
A informação foi divulgada pelo Washington Post, que teve acesso a mais documentos vazados por Edward Snowden, e pode conversar com engenheiros envolvidos no caso.
O projeto, chamado de MUSCULAR, operava ao lado do PRISM e contava com ajuda do centro de escutas britânico GCHQ. Quando um dado era transmitido entre a “internet comum” e a nuvem destas empresas, ele era desviado à Washington para que o governo norte-americano pudesse analisar milhões de informações diariamente.
Desde que as polêmicas com a ciberespionagem americana haviam começado, o Google explicou que o governo solicitava, por vias jurídicas, informações do usuário e então a companhia cedia. Isso tudo é revelado em relatórios de transparência da empresa.
Porém, as novas acusações são mais graves. Elas indicam que o próprio Google era espionado sem saber; e o governo dos EUA tem mais acesso às informações dos usuários do que a companhia imaginava.
Em um comunicado ao Washington Post, o Google disse que está aflito com as denúncias e reforçou que não tinha consciência disso. “Nós sempre estivemos preocupados com a possibilidade desse tipo de espionagem, por isso continuamos a melhorar mais e mais os serviços de criptografia do Google”, disse a companhia.
O Yahoo! também se surpreendeu. “Nós temos controles estritos para proteger a segurança dos nossos data centers, e não demos acesso dos nossos data centers à NSA ou a nenhuma outra agência governamental”, escreveu.

Procurados pelo jornal, oficiais da Casa Branca, assim como o Diretor Nacional de Inteligência da NSA, se recusaram a explicar, negar ou confirmar a acusação.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/governo-dos-eua-hackeou-data-centers-de-google-e-yahoo/38565

Conceito do iWatch da Apple combina Nike + Fuelband + iOS apps


MMiwtchcncpt7089a7dfAs especulações e excitação em torno de um possível smartwatch da Apple não diminuíram, apesar do fato da empresa ainda não ter nenhum pronunciamento oficial. No entanto, um novo conceito de design oferece um vislumbre de como o iWatch pode parecer caso a Apple decida criá-lo.
A imagem mostra um dispositivo no estilo  Nike+ Fuelband com uma exibição que percorre a hora e a data , um player de música iTunes, e um menu com os ícones para iMessage da Apple e Calendário. A maquete também inclui um aplicativo Nike + Fuelband.
Criado por Thomas Bogner, um estudante alemão, o dispositivo conceito foi inspirado pelo seu desejo de ter um Nike + Fuelband com mais recursos.
“Este conceito foi claramente inspirado devido [ para ] a experiência com o Nike + Fuelbands – Eu simplesmente me apaixonei pelo seu formato impecável”, disse Bogner.
“O que estava faltando em todas os protótipos iWatch até agora, é que eles nunca se pareceram com o legitimo estilo da Apple e nem ” unissex”.
Considerando a estreita relação da empresa com a Nike ( o CEO da Apple, Tim Cook está no conselho de administração da Nike e veste um Fuelband regularmente) , o conceito de design  de Bogner pode muito bem se tornar realidade.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Algoritmo no Facebook prevê quando um namoro vai acabar

thumb-67104091026-casal-resized
Um cientista e um engenheiro, juntos criaram  um algoritmo capaz de prevê com quem uma pessoa está saindo e quais as chances de o namoro chegar ao fim num futuro não muito distante. Para isso, segundo eles, basta analisar as interações no Facebook.
Os autores da pesquisa são Jon Kleinberg, cientista da universidade de Cornell, e Lars Backstrom, engenheiro do Facebook. Eles propõe um novo parâmetro para avaliar o relacionamento entre duas pessoas, que chamam dedispersão.
De acordo com eles, a  ideia é que amigos próximos tendem a ter muitas conexões em comum. Com um par romântico, acontece sempre o oposto. Um acaba apresentando ao outro seus amigos da faculdade, do trabalho e de outros grupos sociais. Mas, muitas vezes, a única ligação da pessoa com esses outros grupos é seu cônjuge.
Uma alta dispersão entre duas pessoas indica que seus amigos mútuos não têm muitas conexões entre si. É o que geralmente acontece com os casais. Já amigos próximos têm baixa dispersão, segundo o estudo.
Para averiguar isso, eles usaram técnicas de análise de big data. Estudaram 8,6 bilhões de conexões de 1,3 milhão de usuários na rede social – o Facebook. Essas pessoas foram selecionadas ao acaso entre aquelas que têm pelo menos 20 anos de idade, possuem entre 50 e 2 mil amigos na rede social e identificaram um parceiro amoroso.
A análise no entanto, feita ao longo de dois anos, mostrou que a dispersão é um critério razoavelmente preciso para identificar um par romântico. O algoritmo acertou em 60% dos casos. Se os dois pesquisadores tivessem chutado, teriam acertado menos de 2%, relata o engenheiro.
Esse critério funcionou melhor do que outros que Kleinberg e Backstrom tentaram usar. Ainda assim, há casos em que o relacionamento amoroso existe mas a dispersão é baixa. O algoritmo, então, não consegue reconhecer a relação.
No entanto,  observaram que, quando isso acontece, geralmente significa que o relacionamento não vai muito bem. A chance de o namoro acabar nos próximos dois meses é, então, 50% maior do que nos casos em que a dispersão é alta.
Em outras palavras, os relacionamentos mais duradouros parecem ser aqueles que, de alguma forma, expandem o universo de cada pessoa, dando, a ela, conexões que ela não possuía.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Substância da maconha combate câncer agressivo, revelam estudos

maconhaEm breve, pacientes diagnosticados com câncer podem não ter mais que temer o risco de tumores se espalharem pelo corpo.  Uma pesquisa de cientistas da Califórnia, coordenados pelos pesquisadores Pierre Desprez e SeanMcAllister, descobriu que a substância cannabidiol, presente na maconha, atua impedindo a metástase (proliferação das células cancerosas no organismo).
As pesquisas oncológicas avançam, se multiplicam em suas plataformas conceituais originais e acabam sendo por vezes confrontadas com resultados empíricos. Na luta de vida e morte que travamos, não há lugar para preconceitos anacrônicos, nem posturas radicais babacas. E se aCannabis, que é um produto 100% natural e fitoterápico ajudar, porquê não?
O teste inicial foi feito com células com altos níveis de ID-1, gene cancerígeno responsável pela metástase. Ao receber a dose de cannabidiol, as células pararam de se reproduzir e o processo de invasão de outros órgãos pelo câncer foi interrompido. O teste foi feito para tumores de mama, inicialmente, mas os estudiosos perceberam que o cannabidiol também impede o crescimento celular de outros tumores malignos,tidos como de alta agressividade, como os de cérebro e próstata.
Ainda de acordo com o estudo, fumar maconha não funciona para impedir a proliferação de um câncer, pois a concentração do cannabidiol no baseado é pequena demais para surtir o efeito de parar o processo de metástase. Mas o estudo pode possibilitar o uso desse princípio ativo da erva na elaboração de medicamentos contra o câncer.
Resta porém, fazer testes em seres humanos, pois até o momento, as pesquisas foram apenas em células cultivadas em laboratório.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

BelAZ 75710: o maior caminhão do mundo pode transportar 500 toneladas

belaz75710_02_belta-by75710 acaba de ultrapassar o Caterpillar 797  na categoria do maior caminhão do mundo. O gigante é fabricado pela empresa bielorrussa BelAZ.
Apesar da aparência muito similar à do agora segundo colocado, o 75710 é consideravelmente mais poderoso: ele é capaz de levantar quase 500 toneladas de pedra, terra e outros materiais. Em compensação, ele também é muito mais pesado, com modestas 900 toneladas de peso – quase 50% mais que o Caterpillar 797.
Para se mover com tanto peso, um motor mais potente não foi suficiente; logo, o 75710 conta com dois motores diesel. Apesar do enorme tamanho, vale comentar que o veículo não é exatamente espaçoso, possuindo uma cabine apenas com espaço suficiente para duas pessoas.

Cientistas descobrem que Sprite cura ressaca mais rapidamente

98032735005009195_mega
A Sprite pode ser a bebida favorita de muita gente, no entanto, o que ninguém esperava é que a bebida de limão gaseificada fabricada pela Coca-Cola pode ser a solução para as piores ressacas. É o que diz uma pesquisa da Universidade Sun Yat-Sem, na China.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas levaram em conta como o álcool é metabolizado. O etanol é processado pelo corpo em acetaldeído, responsável pela dor de cabeça latejante da ressaca. Depois, o acetaldeído é convertido em acetato, que é inofensivo, e esse processo é controlado pela enzima ALDH. Portanto, para minimizar o tempo que o acetaldeído fica no corpo, nada melhor do que aumentar o estoque da enzima ALDH.
Para descobrir o que poderia acelerar a quantidade da enzima, a equipe testou algumas bebidas diferentes no laboratório. O chá de semente de cânhamo aumentou a atividade da enzima ADH, que converte etanol em acetaldeído, e inibiu a atividade da ALDH. Sendo assim, o acetaldeído fica no corpo por mais tempo. Por outro lado, a Sprite (refrigerante de limão produzido pela The Coca-Cola Company e conhecido na China como Xue bi) apresentou efeito oposto, aumentando a atividade da enzima ALDH.

Cientistas encontram água em asteroide e isso pode indicar possível vida fora do Sistema Solar

ScreenHunter_14 Oct. 10 18.11
A presença de água nos vestígios de um asteroide flagrado pelo telescópio Hubble, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), sugere que outros sistemas planetários abriguem diversos planetas com atmosfera similar à da Terra.
A descoberta de astrônomos das universidades britânicas de Cambridge e Warwick foi publicada nesta quinta-feira (10) na revista Science.
Os vestígios do asteroide orbitavam da anã branca GD 61, uma estrela que está no ciclo final de existência, e continham grande quantidade de água, sugerindo que a estrela viria de um sistema planetário com planetas semelhantes à Terra – portanto, com potencial para abrigar vida como conhecemos.
Essa é a primeira vez que água e corpo rochoso são achados juntos em um ponto além do Sistema Solar. Os dois itens são tidos como “ingredientes-chave” para planetas com potencial para abrigar vida, destaca o estudo.
Image-of-pulsar-planet
A composição do asteroide encontrado era de 26% de massa d’água. Estima-se que ele venha de um sistema planetário distante 150 anos-luz do ponto em que a estrela foi encontrada. Já a água que ele transportava, dizem os cientistas, aponta que ele seria parte de um planeta já extinto, com pelo menos 90 quilômetros de diâmetro. Esse planeta teria orbitado a GD 61 por volta de 200 milhões de anos atrás.
Para os pesquisadores envolvidos no estudo, essa é a primeira “evidência concreta” de que existam planetas ricos em água para além do Sistema Solar.
“A descoberta de água em um asteróide do tamanho do encontrado significa que planetas habitáveis existiram e talvez ainda existam tanto no sistema da estrela GD 61 como nos de outras estrelas”, diz, na divulgação do estudo, o cientista Jay Farihi, de Cambridge.
Para ele, o asteroide encontrado dá pistas de que o número de planetas semelhantes à Terra seja grande.
“Esses blocos de rocha e os planetas que eles um dia formaram podem ser até comuns, já que um sistema não cria asteróides sem criar também planetas. Definitivamente há potencial para que no sistema do qual vem esse asteróide existam planetas habitáveis”, resume o pesquisador.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Google vai colocar seu rosto e nome em propagandas

imagemO Google anunciou uma atualização para seus termos de serviço que permitirá que a empresa use nomes de usuários, fotos, avaliações e comentários feitos nos sites da companhia (como Google Plus e YouTube) em anúncios on-line.
A partir de 11 de novembro, quando as novas regras entram em vigor, o Google será capaz de mostrar o que a empresa chama de recomendações compartilhadas em mais de dois milhões de sites que fazem parte da rede de publicidade do Google, que alcançam cerca de um bilhão de pessoas.
Ao pesquisar um restaurante, por exemplo, você pode ver um anúncio on-line do estabelecimento que inclui a imagem e a classificação por estrelas feita por um amigo –o que é um grande chamariz para marcas.
13191153
No entanto, é possível optar por não participar do programa.
De acordo com o sumário, a anexação do seu perfil a um anúncio só irá acontecer quando você usar o botão +1 do Google Plus, comentar ou seguir um determinado produto ou serviço, e só as pessoas que você autorizar conseguirão ver esse tipo de conteúdo.
“Com o feedback de pessoas que o usuário conhece, ele pode economizar tempo e melhorar os resultados para si e para seus amigos em todos os serviços do Google”, diz o sumário. “Por exemplo, os amigos do usuário podem ver que, na página de uma banda no Google Play, ele avaliou um álbum com 4 estrelas. E o +1 com que o usuário marcou sua padaria local favorita pode ser incluído em um anúncio que a padaria veicula usando os serviços da Google”.
Chamados de “recomendações compartilhadas”, os novos tipos de anúncios podem ser desabilitados pelos usuários. Basta ir a página de configurações das “recomendações compartilhadas no Google+ e desativar a função. Dessa forma, o nome e a foto de perfil não serão mostrados nos anúncios da companhia.
Deixe-nos saber nos comentários o que você achou do novo termos de serviços.

Cientistas afirmam que chove diamantes em Saturno e Júpiter

Chove-diamantes-em-Júpiter-e-SaturnoUma equipe de cientistas planetários afirmou recentemente que a mistura de metano, carbono e relâmpagos na atmosfera de Saturno faz com que diamantes sejam forjados por lá. E são muitos diamantes.
“No mínimo, 1.000 toneladas de diamantes são criadas anualmente em Saturno”, explicou o Dr. Kevin Baines do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. “As pessoas me perguntam, ‘Como você pode ter certeza? Não há nenhum jeito de você ir até lá para observar isso’”, continuou Baines, “Tudo é uma questão de química, e estamos quase certos disso.”
A química é bem simples. A atmosfera de Saturno é formada basicamente por metano e hidrogênio, mas, durante as tempestades, os raios fritam o metano, produzindo hidrogênio e carbono queimado, também conhecido como fuligem.
Conforme as nuvens de fuligem caem em direção ao planeta, elas se aglomeram e formam grafite, e a pressão mais próximo ao núcleo do planeta faz o grafite ser comprimido em diamante puro. Então está chovendo diamante em Saturno. Literalmente. E os cientistas acreditam que o mesmo ocorre em Júpiter.
ku-bigpic4
Os cientistas sabem que os diamantes estáveis (sólidos) ​​podem existir nos núcleos relativamente frios de Netuno e Urano, mas os interiores de Júpiter e Saturno são quentes demais para permitir a formação de diamantes sólidos e estáveis. A alta temperatura do interior do planeta acaba derretendo a pedra preciosa.
“Os diamantes existem eternamente em Urano e Netuno, mas não em Júpiter e Saturno”, disseram os pesquisadores.
Astrônomos acreditam que o Wasp 12-b, a 1.200 anos-luz de distância da Terra, conta com massas continentais inteiras feitas de diamante, e outro planeta, a 4.000 anos-luz, tem diamantes do tamanho de Júpiter. Isso tudo serve para nos mostrar que os diamantes são apenas mais um tipo de pedra em um universo cheio de pedras. A diferença é que eles são brilhantes e muito, mas muito caros mesmo.

Qualcomm cria chip de computador que se baseia em cérebro humano

qualcommA computação pessoal pode se tornar ainda mais pessoal se souber o que nós queremos fazer com ela e nos der isso antes de precisemos dar os comandos manualmente, como se nossos devices fossem uma extensão de nós mesmos, certo? A Qualcomm, pelo menos, parece concordar. Tanto que apresentou a linha Zeroth, com processadores inspirados no funcionamento do cérebro humano.
Não é apenas uma tentativa de reproduzir o comportamento da inteligência humana, e sim uma tentativa de replicar a biologia que conduz o comportamento. Ah, e a Qualcommquer colocar todas essas coisas de computação complexa em um chip que caiba no seu smartphone.
A ideia é que os tais processadores aprendam naturalmente o que fazer de acordo com estímulos do ambiente, sem precisar de códigos imensos que lhes deem comandos.
Com isso em mente, o vídeo abaixo pode te fazer levantar uma sobrancelha. O robozinho deveria parar apenas nos quadrados brancos; então, recebeu um “elogio” quando parou em um deles e passou a procurar outros semelhantes. É a mesma psicologia de quando você quer ensinar um truque para o seu cachorro, só que, no vídeo, o cérebro do robô é, na verdade, um monte de componentes eletrônicos.
Além da capacidade de aprendizado do Zeroth, a Qualcomm também espera que ele permita aos devices perceber o mundo como humanos o fazem. Isso é conseguido por meio da replicação do comportamento dos neurônios e suas descargas elétricas em hardware.
Tudo deve culminar na criação de uma NPU, sigla para Neural Processing Unit, que poderá ser aplicada em SoCs no futuro e possibilitar uma forma totalmente nova de interação com os seus gadgets.
Deixe-nos saber nos comentários o que você achou nos comentários.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

16 de março de 2880: a nova data do fim do mundo

size_590_asteroideSegundo a Discovery News, existem mais de 10 mil corpos celestes próximos da Terra que foram identificados até agora. São asteroides e cometas de tamanhos variados, que compreendem a distância orbital da Terra em cerca de 45 milhões de quilômetros. Desses, cerca de 10% são maiores do que um quilômetro, sendo grandes o suficientes para ter consequências globais desastrosas no caso de um impacto.
Um desses é o asteroide 1950 DA, descoberto pela primeira vez em fevereiro de 1950, esse asteroide tem 1,1 quilômetros de largura. Na época, foi observado por 17 dias e, em seguida, desapareceu. Foi flagrado novamente em 31 de Dezembro de 2000 e em março 2001, quando os cientistas concluíram que a trajetória do objeto o trará para muito próximo da Terra em 16 de março de 2880.
Os cientistas ainda não descartam que a aproximação possa causar uma colisão. Uma análise feita pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, agência espacial americana, e por outras instituições revelou que a probabilidade de impacto é de 1 em 300.
A chance pode parecer pequena. Mas, na verdade, representa um risco 50% maior do que a média de todos os outros asteroides mapeados até agora.
Apesar disso, ainda é muito cedo para afirmar que haverá uma colisão. Existem muitos fatores que influenciam a trajetória de um asteroide no espaço. Sua taxa de rotação, refletividade, a composição, massa, as variações do terreno e interações gravitacionais são fatores que afetam a movimentação do objeto celeste.
Muitos dessas características sobre o asteroide ainda precisam ser descobertas. Portanto, os cientistas precisam fazer novas análises. A próxima oportunidade de estudar o objeto acontecerá apenas em 2032.

Mergulhadores retiram de lago pedaço de 570 quilos do meteorito da Rússia

16out2013---mergulhadores-russos-recuperaram-de-dentro-de-um-lago-um-pedaco-de-570-quilos-do-meteorito-que-caiu-em-tchelyabinsk-em-fevereiro-de-2013-1381935396563_615x300Mergulhadores recuperaram nesta quarta-feira (16) em um lago o que pode ser um pedaço de 570 quilos do meteorito que caiu em Tchelyabinsk, região central da Rússia, em fevereiro deste ano.
A rocha espacial teria caído no lago Chebarkul abrindo um buraco de seis metros de largura no gelo que cobria a água na época da queda. Esse é o maior fragmento do meteorito russo já encontrado.
Cientistas confirmaram que a rocha retirada do lago era do meteorito, pois tem uma crosta escura e vítrea que eles chamam de “crosta de fusão”. Esta crosta se formou graças ao calor que o meteorito enfrentou na passagem pela atmosfera.
Mais de mil pessoas ficaram feridas quando o meteoro de 17 metros e dez toneladas cruzou o céu da Rússia no dia 15 de fevereiro.
ScreenHunter_19 Oct. 17 00.12
Nesta quarta-feira, imagens mostraram uma equipe puxando um pedaço da rocha de 1,5 metro de comprimento do lago Chebarkul. O objeto foi embrulhado em um material especial antes de se ser retirado da água.
A rocha foi então levada para a margem do lago e colocada em uma balança para pesagem, em uma operação que não deu certo. O objeto se quebrou em três pedaços grandes enquanto era levantado do chão com a ajuda de cordas e alavancas.
Então, quando a pedra foi colocada na balança e o peso atingiu 570 quilos, a própria balança quebrou. A missão dos mergulhadores também foi prejudicada por outros fatores. O fragmento de rocha estava a 13 metros de profundidade e não a seis ou oito, como se calculava anteriormente.
Os mergulhadores também tiveram que arrastar a rocha para a margem do lago em uma chapa metálica, ao invés de levantá-la.

Objeto misterioso explode no céu e causa pânico na Rússia

Sinal-misterioso-aparece-nos-céus-dos-Urais-na-Rússia
Explosões no céu são mais comuns do que podemos imaginar - a Terra é bombardeada por toneladas de material que vem do espaço ou restos de satélites e foguetes a todo o momento -, mas quando elas ocorrem em regiões habitadas, sempre assustam e encantam aqueles que presenciam o fenômeno.

Dessa vez um objeto misterioso foi visto sobrevoando as cidades de Kurgan e Yekaterinburg, Rússia, no lado asiático dos Urais. Muitas pessoas que vivem na região dos Urais viram o objeto, que chegou a ser filmado.
De acordo com o site segnidalcielo.it, imediatamente o alarme soou para alertar a provável queda de um meteorito, então prevaleceu o pânico entre os habitantes das cidades onde o objeto misterioso era claramente visível . Muitos lembraram os acontecimentos de 15 de fevereiro deste ano, quando um meteoro explodiu sobre Chelyabinsk, causando danos às casas e mais de mil feridos.
No vídeo pode-se ver um objeto cônico. Depois de alguns minutos o corpo se transforma em ponto de luz e se dissolve.
Certamente o objeto será declarado como um teste de míssil, ou algo similar pelas autoridades.  Mas como ainda não foi classificado, trata-se ainda de um OVNI (Objeto Voador Não Identificado).
Veja alguns dos vídeos publicados sobre o evento e deixe-nos saber nos comentários o que achou:

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Designer recria interface do iOS 7 usando apenas o Microsoft Word

O software de edição de textos da Microsoft possui alguns recursos muito úteis, mas pouco utilizados. Para demonstrar isto, além de sua habilidade, o designer tcheco Václav Krejčí recriou cada ícone do iOS 7 no Microsoft Word.
Sim, pode acreditar. Utilizando apenas o Word, Krejčí recriou um iPhone rodando o iOS 7. Ele mostra passo a passo como montar cada ícone, cada elemento que compõe a interface do sistema.
Chega a ser meio assustador de tão surpreendente, assim como o aposentado de 97 anos que cria belíssimas obras de arte no Microsoft Paint.
Como dá para ver, o vídeo é acelerado, caso contrário, seriam mais de 30 minutos de demonstração. Mas, acessando o canal de Krejčí, você encontra tutoriais em velocidade normal.
Aliás, Krejčí escreve que o objetivo de seu canal é “explicar design gráfico para usuários comuns utilizando softwares que eles já conhecem”.
Veja o vídeo abaixo e diga-nos nos comentários o que achou:

Yahoo! lança impressora 3D para ajudar crianças cegas no Japão

imagemYahoo! do Japão criou uma impressora 3D que imprime objetos com comandos de voz para dar a crianças cegas a oportunidade de sentir como são os objetos e animais que elas não podem ver.
A máquina faz parte do projeto “Hands on Search” (algo como, Mãos à Busca, em tradução literal), lançado no meio de setembro deste ano.
O intuito do Yahoo! com o mecanismo é fazer com que as pessoas possam tocar objetos que pediram para ser buscado em um sistema. A companhia aposta que isso seja “o futuro da internet”.Uma dessas máquinas foi entregue à Escola para Necessidades Especiais, administrada pela Universidade de Tsukuba.
Os jovens poderão chegar para a máquina e dizer “girafa”, ou “Tokyo Sky Tree” (prédio famoso no Japão). A máquina fará a busca no Yahoo! atrás de um projeto pronto para impressão 3D, para produzir uma miniatura.
Caso a imagem não seja encontrada, será feita uma solicitação online por mais informações relacionadas à pesquisa.
Veja o vídeo e deixe-nos saber nos comentários o que achou:
Segundo o Yahoo! Japan, o projeto foi criado para incorporar a possibilidade do toque à experiência da internet.
“A internet é visual e auditiva. E se o sentido do toque se tornasse possível? O que o futuro parece?”, propõe o Yahoo! no site do projeto.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ISON: Cometa do século já pode ser visto

Cometa-ISONUm dos eventos astronômicos mais aguardados do século, senão o mais, já pode ser visto em todo o mundo, inclusive nos céus brasileiros. É o cometa ISON, que pode se tornar um dos mais brilhantes já registrados.
O cometa ISON, também conhecido como C/2012 S1, irá passar pela órbita da Terra no final do mês de outubro e novembro. No dia 28 de novembro, ele fará sua maior aproximação do Sol (periélio), quando poderá se tornar tão ou mais brilhante do que a lua cheia, podendo ser facilmente observado a olho nu em todos os cantos do país, embora o fenômeno será melhor contemplado no hemisfério norte.
O melhor horário para observar o cometa é pouco antes do amanhecer. A cada dia que passa, o cometa deve ir ficando mais brilhante e fácil de ser observado. Após seu períolio, o cometa irá ‘apagar’ lentamente ao longo dos dias, até desaparecer por completo no então dia 20 de dezembro.
A imagem de destaque desse artigo foi um registro do Cometa ISON feito no Ceará,  com a ajuda de um telescópio.
O vídeo abaixo mostra como é a órbita do ISON ao redor do Sol.

Nasa tem criado água-viva no espaço por 20 anos

oktobernight__Jellyfish_iStockDesde o início de 1990, nós seres humanos, têm feito algo ao mesmo tempo estranho e extremamente sensível: Temos lançado água-viva no espaço em nome da ciência. Durante a primeira missão da NASA Spacelab Life Sciences (SLS-1) em 1991, a NASA começou a conduzir um experimento para analisar os efeitos da microgravidade induzida. Para realizá-lo, o ônibus espacial Columbia lançou no espaço uma carga útil de 2.478 pólipos de Medusa, dentro de frascos e sacos que foram preenchidos com água do mar artificial. Astronautas injetaram produtos químicos dentro dos sacos para induzir os pólipos a nadar livremente (e, em última instância, reproduzir). Ao longo da missão, as criaturas proliferaram: No encerramento da missão, havia cerca de 60 mil água-vivas orbitando a Terra.
O intuito de tudo isso, como o título do experimento sugere, foi testar os efeitos da microgravidade sobre água-viva enquanto elas se desenvolviam de pólipos à medusa. E testar como a água-viva iria responder quando voltasse a Terra. As Água-vivas que são estranhas para nós em tantas formas diferentes, são como seres humanos de uma maneira muito especial: elas se orientam de acordo com a gravidade.
Como o biólogo RR Helm explica:
Quando a água-viva cresce, ela forma cristais de sulfato de cálcio na margem de seu cálice. Estes cristais são cercadas por um pequeno bolso celular, revestido de fios especiais e esses bolsos estão igualmente espaçados em torno do cálice. Quando a água-viva gira, os cristais rolam com a gravidade para o fundo da cavidade, movendo os fios, que por sua vez enviam sinais para os neurônios. Desta forma, a água-viva é capaz de sentir em cima e em baixo. Tudo que eles precisam é da gravidade.
Os seres humanos, é claro, são igualmente sensíveis. Sentimos tanto a gravidade e aceleração usando otólitos, cristais de cálcio em nossos ouvidos internos que movem as células ciliadas ultra-sensíveis, informando, assim, ao nosso cérebro em qual direção a gravidade está nos puxando. Então, se a água-viva cultivada no espaço não se desenvolver plenamente a sua versão de sensores de gravidade, é provável que os seres humanos criados em ambiente de baixa gravidade teriam problemas similares.
E este, de acordo com a Deep Sea News, é o resultado dos estudos : o senso de gravidade da água-viva, de fato, parece ser prejudicada por seu cultivo no espaço. Os resultados da experiência STS -1 , publicado na revista Advances in Space Research, observou que enquanto as água-vivas criadas no espaço eram ” morfologicamente muito semelhante as que se desenvolveram na Terra, ” as suas habilidades motoras eram diferentes na terra do que eram em microgravidade . Helm notou que ” enquanto o desenvolvimento dos bolsos sensoriais parece normal, muito mais água-vivas tiveram problemas para se locomover quando voltaram ao planeta. ” As dificuldades incluíram ” dificuldade para se locomover e pulsar , em comparação com os seus homólogos da Terra”.
Basicamente, os invertebrados sofreram vertigem. ( Ou, como PopSci diz: ” Mesmo que ser um astronauta bebê soe fantástico, as geléias não desenvolveram a mesma capacidade de sensor de gravidade que seus parentes terrestres . ” ), Que pode não ser nada de bom para os organismos vertebrados que venham a nascer em ambientes de microgravidade – incluindo seres humanos.

Conheça o Solara, drone alimentado por energia solar que pode ficar no ar por 5 anos

20130822solara-50
A startup Titan Aerospace revelou seus protótipos de satélites atmosféricos movidos a energia solar e capazes de se manter em alta altitude por até cinco anos. A apresentação foi feita na conferência da AUVSI (sigla em inglês para Associação Internacional para Sistemas de Veículos Não-Tripulados).
O primeiro drone solar de longa duração, o Solara 50, está sendo construído e deve voar no próximo ano. O drone Solara 60, maior, virá em seguida.
A Titan é a primeira empresa a fabricar drones solares comercialmente. Ao contrário dos protótipos de empresas estabelecidas, os drones Solara utilizam tecnologias conhecidas e design baseado na simplicidade.
O Solara 50 tem capacidade para pouco mais de 30 kg, mas dependendo da época do ano e local do voo, também conhecido como verão de dias longos, pode carregar cargas maiores.
drone-solar_2
O Solara 60 vai ter capacidade de até 113 kg. Os drones utilizam baterias carregadas por painéis solares para poder voar à noite, com carga de até 100 watts-hora.
O Solara 50, com um único motor, tem envergadura de 50 metros. A superfície das asas e da traseira são equipadas com mais de 3 mil células fotovoltaicas capazes de gerar até 7 quilowatts. Ele é lançado por uma catapulta e pode aterrissar deslizando através de sua superfície lateral coberta de Kevlar.
drone-solar_3
Um drone capaz de voar em altas altitudes (18 a 21 mil metros), acima da influência do clima e com ventos de menos de 10 km/h, poderia realizar tarefas antes reservadas a satélites por um custo muito menor.
Durante a apresentação da Titan, um representante da empresa comparou a utilização de satélites tradicionais com drones.
Imagens multiespectrais da Terra, como as feitas pelo Landsat, tem um custo de 35 dólares por quilômetro quadrado; feitas por um drone, esse custo cairia para 5 dólares.
drone-solar_6
Esses drones também poderiam ser utilizados como retransmissores, o Solara consegue cobrir um raio de aproximadamente 30 quilômetros. Uma “rede” de drones funcionaria como um backup em caso de catástrofes ou mesmo como um serviço permanente. Duas das primeiras encomendas, por sinal, serão utilizadas para comunicação.
drone-solar_9