quinta-feira, 23 de maio de 2013

Arranha-céus em forma de peruca produz eletricidade

Arranha-céus em forma de peruca produz electricidade


Na Suécia, está em obras um arranha-céus jamais visto – à primeira vista, pode mesmo assemelhar-se a uma peruca gigante ou a um espanador. Mas, segundo os especialistas, o projeto bizarro pode ser o futuro dos grandes edifícios.
O que parecem cabelos são, na verdade, finas fibras que, à medida que são sopradas, convertem o movimento em energia, tirando assim proveito dos ventos sentidos nos níveis mais altos da estrutura.
O projeto, chamado Strawscraper, foi criado pela empresa Belatchew Arkitekter. A nova torre foi projetada para ser colocada no topo de um prédio no centro da cidade, explorando técnicas que poderiam dar origem a um parque eólico urbano do futuro, replicável a outros pontos do mundo.
Usando a tecnologia piezoelétrica, um grande número de finas palhetas podem produzir eletricidade apenas através de pequenos movimentos gerados pelo vento”, revela a empresa. “O resultado é um novo tipo de central de energia eólica que abre possibilidades de como os edifícios podem produzir energia.”
Com a ajuda desta técnica em superfícies, prédios novos e antigos podem ser transformados em entidades produtoras de energia, para além de atrações turísticas.
O constante movimento das palhinhas cria uma paisagem ondulante nas fachadas e o prédio, algo estático, ganha de repente vida. O edifício passa a assemelhar-se mais a um corpo a respirar.
O movimento definido pelo vento permite uma constante mudança no aspecto, que sai reforçada à noite, quando as fibras se tornam iluminadas e mudam de cores.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/meio-ambiente/arranha-ceus-em-forma-de-peruca-produz-eletricidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário