segunda-feira, 28 de julho de 2014

Petrolina registra alta de 41% nos acidentes de trabalho em 2014

Neste domingo (27), data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, registra um aumento significativo no número de acidentes. Segundo dados do Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), os casos de acidentes de trabalho aumentaram de janeiro a junho deste ano, comparando com o mesmo período de 2013.
Em 2014, o centro acompanhou 65 casos no primeiro semestre e no ano passado foram 46, o que representa um aumento de 41%. Os acidentes típicos, como quedas, são registrados principalmente na área da construção civil.
Já as intoxicações e problemas na pele são as principais ocorrências na agricultura desenvolvida no município. No setor de serviços, as lesões por esforço repetitivo e transtornos mentais são as doenças que mais aparecem.
De acordo com o professor e consultor em segurança do trabalho, Paulo Barreto, ainda existem empresas em Petrolina que não têm uma política de prevenção de acidentes e saúde do trabalhador. “Às vezes são empresas pequenas que tem dois, três funcionários, e nunca tiveram noção do que seria uma política de segurança. Dai quando elas são notificadas, no momento da visita técnica a gente percebe a falta de conhecimento dos seus representantes”, comentou.
Segundo o consultor, problemas como estes acontecem, principalmente, em estabelecimentos de pequeno porte, como lanchonetes, distribuidoras de bebidas e padarias. Para que o trabalhador vítima de acidente tenha assistência previdenciária garantida, é fundamental o preenchimento da comunicação de acidente de trabalho (CAT). Caso a empresa não emita o documento, o funcionário pode procurar a unidade de saúde onde foi atendido para que o médico faça a emissão.
Mas, para evitar os acidentes, a responsabilidade também é dos trabalhadores. “Se o trabalhador não utiliza os equipamentos de proteção individual (EPI's), de acordo com o que diz a norma, ele pode ser penalizado. Essas penalizações podem ser advertências verbais, por escrito, uma suspensão ou até sua demissão”, explica Paulo Barreto.
As Gerências Regionais do Trabalho e Emprego de qualquer cidade do país recebem denúncias anônimas. Em Petrolina, a unidade funciona, de segunda a sexta-feira, na rua São Vicente de Paula, nº 168, no bairro Atrás da Banca, na Zona Central do município.

Fonte: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/07/petrolina-registra-alta-de-41-nos-acidentes-de-trabalho-em-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário