sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aviões que quase tocam os banhistas são as principais atrações na Praia de Maho no Caribe

imagem 1
Normalmente as praias são refúgios agradáveis e tranquilos para relaxar e descontrair. Mas os turistas que ocupam a praia de Maho visitam-na para obter exatamente o oposto.
A praia situada no lado holandês das ilhas do Caribe é mundialmente conhecida pelo fluxo aéreo de aviões voando a baixa altitude; tão perto da praia que as pessoas podem literalmente serem sopradas para dentro d’água por causa da explosão das turbinas dos aviões. Quem vai pra lá tem em mente, além de ver a beleza das aeronaves, ter o “prazer” de sentir o perigo de bem perto. O Aeroporto Internacional Princesa Juliana, de onde os aviões são arremetidos, não é somente perto da praia, como também tem uma pista muito curta de apenas 7. 150 pés (2. 180 metros). Por isso as aeronaves, para um pouso perfeito, passam muito perto dos turistas. A visão é simplesmente impressionante.
O espetáculo dura poucos segundos. Assim que um avião surge no horizonte, os turistas sacam suas máquinas e se posicionam ( as melhores fotos são tiradas nas laterais da praia) e começam a fotografar a aproximação do avião. Quanto maior o avião, maior a quantidade de pessoas que se mobiliza em busca de uma boa foto.
imagem 2
Os aviões se tornaram tão popular na praia de Maho, que os moradores locais desenvolveram uma infra-estrutura econômica toda voltada para eles. Tem donos de barracas de praia que chagam a colocar placas indicativas com os horários de chegada e partida das aeronaves, para que as pessoas possam planejar o tempo e desfrutar melhor ângulo de visão. Tem bares que fazem, inclusive, transmissões de rádio em tempo real do que é dito entre a torre de controle do aeroporto e o piloto da aeronave.
imagem 3
imagem 4
Assim como os turistas espera o avião pousar para tirar fotos, na decolagem não é muito diferente, só que dessa vez eles esperam na beira da praia, e há quem vá até o limite da grade, mas aí é realmente arriscado. Nesta hora, a brincadeira não é fotografar e sim sentir o ar quente que sai das turbinas do avião durante a decolagem e quem sabe até dar uma mini “voadinha”. Dizem que a brincadeira não é recomendável. O ar das turbinas é muito quente e forte, e pode derrubar a pessoa, além da ventania de areia e pedra.
imagem 5
As placas ao redor do aeroporto avisam que a brincadeira é perigosa e pode machucar, e se o avião for grande, a chance de cair ou tomar uma pedrada aumenta. Mas mesmo assim algumas pessoas se arriscam.
imagem 6
Confira esse vídeo que só de ver da um frio na barriga:

Nenhum comentário:

Postar um comentário