sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Acidentes na construção civil deixaram pelo menos 23 mortos em SP nos últimos cinco anos

Alvaro Magalhães, do R7
Acidente deixou dois mortos no ItaquerãoGazeta Press
Acidentes de trabalho no setor da construção civil provocaram ao menos 23 mortes e 132 lesões graves, nos últimos cinco anos, na cidade de São Paulo, segundo dados da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde.
São casos como o do operário Wilson Alves Barbosa, 29 anos, morto no ano passado quando revestia uma rampa nas obras do Shopping Tucuruvi. Ou como o de Raimundo Maria de Almeida, 49, que morreu em 2009 ao ser atingido por uma estrutura metálica nas obras da estação Vila Prudente do Metrô.
Os números foram tabulados pela reportagem por meio do Tabnet, sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde e utilizado pela Prefeitura de São Paulo.
Segundo o levantamento, o setor da construção civil é o maior responsável, em números absolutos, por mortes no trabalho na capital, no período. Os dados - de 1º de janeiro de 2009 a 9 de outubro deste ano - não incluem as duas vítimas do Itaquerão.
Na quarta-feira (27), o operador Fábio Luiz Pereira, 42 anos, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, 44, morreram devido ao desabamento de um guindaste no futuro estádio do Corinthians.  
Perfurações
As atividades de Pereira e Santos não eram as mais perigosas do ramo. Números do Ministério da Previdência Social, de 2010, referentes ao Estado de São Paulo, mostram que os operários da construção civil que mais correm risco são os que trabalham com perfurações, seguidos pelos que atuam nas edificações de redes de água e esgoto.
Os dados da Previdência – que englobam um número maior de casos que os da prefeitura – mostram ainda que a capital paulista é a campeã, em números absolutos, de mortes por acidentes de trabalho. Em 2010, foram registrados 128 óbitos em São Paulo, ante 51 casos no Rio de Janeiro e 31 casos em Brasília e em Goiânia.
Considerando mortos, feridos graves e feridos leves nos dados da prefeitura de São Paulo, a construção civil registrou 4.975 acidentes em cinco anos - número inferior a outros três setores: comércio (que engloba conserto de veículos, com 11.517 casos), indústria de transformação (que engloba fábricas de alimentos, com 10.960 casos) e atividade imobiliária (que engloba corretagem de imóveis, com 9.659 casos).
O Ministério Público do Trabalho afirma que, para evitar mortes como a dos trabalhadores do Itaquerão, criou o Programa Nacional de Acompanhamento de Obras na Construção Civil Pesada, que inclui inspeções em obras do PAC e da Copa do Mundo.  

Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/acidentes-na-construcao-civil-deixaram-pelo-menos-23-mortos-em-sp-nos-ultimos-cinco-anosnbsp-28112013

Nenhum comentário:

Postar um comentário