sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Seu celular pode ajudar a "curar o câncer" enquanto você dorme


Você comprou um smartphone superpoderoso recentemente e, com algum tempo de uso, percebeu que a capacidade dele excede a sua necessidade diária? Saiba que é possível doar esse poder sobressalente para uma boa causa: as pesquisas para buscar a cura de doenças como o câncer e o mal de Alzheimer. Isso pode ser feito a partir de um app chamado Power Sleep, que usa o hardware do seu dispositivo enquanto você está dormindo.
O que a ferramenta realmente faz é tornar seu dispositivo parte de um supercomputador colaborativo. Ele conecta seu smartphone à rede da Universidade de Viena, na Áustria, que envia dados para seu Android esperando que ele possa calcular resultados de simulações feitas por pesquisadores.
Com isso, cada aparelho da rede faz uma parte do trabalho que seria pesado demais para os computadores da universidade, economizando assim o dinheiro para compra de um supercomputador propriamente dito para o campus da instituição.

Ele também acorda você

Além de servir para uma boa causa, o Power Sleep é também um despertador. Assim, você consegue determinar um horário para que ele trabalhe nas pesquisas de cura para o câncer, por exemplo, e, quando chegar a hora de acordar, ele deve despertar você e interromper a conexão com a universidade europeia.
De acordo com os desenvolvedores, o app só usa o poder de processamento do seu smartphone, sem acessar qualquer dado seu armazenado no aparelho. Fora isso, os procedimentos são realizados apenas quando você não precisa do smartphone, que deve ficar plugado na tomada e com o WiFi ligado para não gastar seu plano de dados ou carga da bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário