quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cuba anuncia técnica para fabricação de cimento ecológico


Cientistas cubanos e suíços desenvolveram um novo tipo ecológico de cimento. A substância é feito com calcário não queimado, o que reduz em até 32% as emissões de gases de efeito estufa.
A informação foi noticiada, na última terça-feira (26), pelo jornal local de Cuba, o Granma. Segundo a publicação, o país já começará a produzir o cimento ecológico a partir de abril, porém não detalhou as metas de produção.
Além de reduzir as emissões de CO2, também serão diminuídos os custos de energia em 29%.
Através da técnica desenvolvida o “país estará em condições de produzir cimento industrial com baixo conteúdo de clínquer”, afirmou o jornal. A substância é um produto granulado obtido com a queima do calcário e da argila usados para fabricar cimento, mas os cientistas conseguiram um método novo.
O jornal Granma explica que o processo “se baseia na substituição de até 60% do clínquer utilizado nos processos atuais por uma mistura do material conhecido como metacaulim e pedra calcária, esta última sem queimar, o que evitaria a emissão de toneladas de carbono na atmosfera”.
A técnica será aplicada na fábrica de cimento Siguaney, da província de Sancti Spíritus (região central da ilha caribenha) e depois na Índia. Além de reduzir as emissões de CO2, também serão diminuídos os custos de energia em 29%.
O processo é resultado da pesquisa de cientistas da Universidade Politécnica de Lausanne, na Suíça, e do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Estruturas e Materiais (CIDEM) da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, em Cuba.
“O cimento ecológico é de grande utilidade em aplicações que não levem reforço, quer dizer, na produção de blocos de concreto armado, telhas e em geral em todos os trabalhos de acabamento” e também é “muito útil à indústria petroleira por suas propriedades refratárias”, explicou o cientista cubano José Fernando Martirena, que é diretor do CIDEM.
Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário