quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dicas para o estudante de Engenharia




Ano de vestibular. A preocupação por ter que encarar o momento decisivo,  soma-se a esperança de atuar na área que sempre sonhou, e trabalhar com engenharia é o desejo de inúmeros estudantes em todo o país. O curso, considerado difícil, tem vestibular concorrido em algumas modalidades, Engenharia civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, e um pouco menos em Engenharia Química. Mas com dedicação e empenho – principalmente nas matérias de peso, como Matemática, Química, e Física – é claramente possível realizar o sonho de cursos uma das profissões mais tradicionais e nomes do mercado de trabalho.
Ao entrar na Universidade, e confrontar-se com um mundo novo. onde a relação professor/aluno é diferente do ensino médio, muitos estudantes sentem-se frustrados, e a sensação de estranhamento ocorre com frequência em vários cursos, em engenharia não é diferente. É válido esclarecer, porém, que dúvidas no meio do percurso são comuns. Nem sempre todas as matérias agradam, nem todos os professores são legais. Se você gosta de engenharia e pretende ser um profissional gabaritado na área, e necessário enfrentar as dificuldades, e não desistir do curso. Confira algumas dicas que irão ajudá-los durante o seu curso de Engenharia

1        Seja organizado – Não deixe acumular assuntos. Tudo o que for passado deve ser estudado no mesmo dia, então organize seu tempo de estudo.

2        Estágio – Após o quarto período, esteja de olho em oportunidades de estágio para você por em prática tudo o que aprendeu na faculdade. Quando você se formar e precisar buscar um emprego, o empregador te valorizará muito mais, se você tiver alguma experiência na área.

3        Não esqueça a teoria – Sabe-se que Engenharia é um curso de muita prática. Contas, contas e mais contas, mas há uma explicação teórica para todos os assuntos no mundo. Então, leia com afinco o conteúdo teórico de cada matéria antes de começar a realizar os cálculos. O acúmulo de conhecimentos é imprescindível para torná-lo um profissional diferenciado.

4        Valorize os professores – Seja um aliado dos professores, pergunte sempre que tiver dúvidas, mostre-lhes alguns trabalhos que tenha resolvido. Os profissionais com experiência gostam de alunos dedicados, e questionadores.
Estes são alguns pontos que devem ser levados em consideração pelos estudantes de Engenharia. O curso não é dos mais fáceis, mas não é difícil obter boas notas se um padrão de estudo correto for seguido até o final do curso. Persista em Engenharia, pois é uma área profissional promissora, que lhe ofereça um leque de opções no mercado de trabalho. Você pode ser um bom Engenheiro Químico, trabalhar na área industrial,  com o sofware solidworks, e outras opções. Qual sua área preferida em Engenharia?


Fonte:http://www.artigopublico.com/artigos/dicas-para-o-estudante-de-engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário