terça-feira, 16 de abril de 2013

Sistema Híbrido Eólico Fotovoltaico para geração de energia



Sistema-hibrido-blog-da-engenhariaGerar energia a partir de fontes renováveis é um assunto de fundamental interesse na atualidade diante do aumento acelerado da demanda de energia elétrica em todo o mundo, a necessidade de diminuir a dependência de combustíveis fósseis e a preferência pela utilização de fontes de energia com pouco impacto ambiental.
Nesse contexto, a radiação solar e os ventos podem se combinar em um sistema único de geração de energia. A utilização do sistema híbrido eólico fotovoltaico de geração de energia em residências é a melhor opção para reduzir e/ou zerar a necessidade do consumo da energia proveniente das empresas concessionárias de energia. Além do mais, estas fontes de energia são renováveis e não poluem o meio ambiente como os combustíveis fósseis, que são os mais utilizados atualmente para geração de energia.
A utilização de fontes alternativas vem crescendo muito em todo o planeta, mesmo embora ainda tímidas e com uma participação muito reduzida na matriz energética mundial. Porém, em muitos países, apesar de suprirem apenas uma fração da demanda de eletricidade, essas fontes já são consideradas maduras e ocupam importante espaço nas políticas públicas e nos investimentos privados.
Os custos das fontes alternativas de energia estão caindo com o aumento da escala de utilização e o preço da energia elétrica por elas geradas em muitos países já se equipara ao da energia produzida pelas fontes tradicionais.
Além das vantagens já citadas, a utilização de fontes alternativas fomenta o desenvolvimento e traz benefícios econômicos indiretos (investimentos em pesquisa científica e tecnológica e originam cadeias para a fabricação de materiais e equipamentos e para o fornecimento de serviços, gerando empregos locais e segmentando os investimentos em energia), portanto, não se deve analisar a vantagem econômica das fontes alternativas apenas sob a ótica do custo da energia elétrica produzida, mas sim pelos ganhos associados existentes quando se utilizam fontes alternativas.
As fontes alternativas vêm se destacando no cenário mundial e sua utilização é viável não apenas em grandes projetos de geração, como as usinas solares e eólicas, mas também em pequenos projetos residenciais, popularizando o conceito de sustentabilidade na geração de energia elétrica e fomentando o desenvolvimento econômico e tecnológico.
E você, acredita que esse tipo de sistema pode se tornar popular no Brasil? Escreva sua opinião aqui nos comentários!
 MARÇO 25, 2013 by THIAGO FREIRE BRUM in +POPENERGIASUSTENTABILIDADETECNOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário