quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mergulhadores retiram de lago pedaço de 570 quilos do meteorito da Rússia

16out2013---mergulhadores-russos-recuperaram-de-dentro-de-um-lago-um-pedaco-de-570-quilos-do-meteorito-que-caiu-em-tchelyabinsk-em-fevereiro-de-2013-1381935396563_615x300Mergulhadores recuperaram nesta quarta-feira (16) em um lago o que pode ser um pedaço de 570 quilos do meteorito que caiu em Tchelyabinsk, região central da Rússia, em fevereiro deste ano.
A rocha espacial teria caído no lago Chebarkul abrindo um buraco de seis metros de largura no gelo que cobria a água na época da queda. Esse é o maior fragmento do meteorito russo já encontrado.
Cientistas confirmaram que a rocha retirada do lago era do meteorito, pois tem uma crosta escura e vítrea que eles chamam de “crosta de fusão”. Esta crosta se formou graças ao calor que o meteorito enfrentou na passagem pela atmosfera.
Mais de mil pessoas ficaram feridas quando o meteoro de 17 metros e dez toneladas cruzou o céu da Rússia no dia 15 de fevereiro.
ScreenHunter_19 Oct. 17 00.12
Nesta quarta-feira, imagens mostraram uma equipe puxando um pedaço da rocha de 1,5 metro de comprimento do lago Chebarkul. O objeto foi embrulhado em um material especial antes de se ser retirado da água.
A rocha foi então levada para a margem do lago e colocada em uma balança para pesagem, em uma operação que não deu certo. O objeto se quebrou em três pedaços grandes enquanto era levantado do chão com a ajuda de cordas e alavancas.
Então, quando a pedra foi colocada na balança e o peso atingiu 570 quilos, a própria balança quebrou. A missão dos mergulhadores também foi prejudicada por outros fatores. O fragmento de rocha estava a 13 metros de profundidade e não a seis ou oito, como se calculava anteriormente.
Os mergulhadores também tiveram que arrastar a rocha para a margem do lago em uma chapa metálica, ao invés de levantá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário