terça-feira, 29 de outubro de 2013

Substância da maconha combate câncer agressivo, revelam estudos

maconhaEm breve, pacientes diagnosticados com câncer podem não ter mais que temer o risco de tumores se espalharem pelo corpo.  Uma pesquisa de cientistas da Califórnia, coordenados pelos pesquisadores Pierre Desprez e SeanMcAllister, descobriu que a substância cannabidiol, presente na maconha, atua impedindo a metástase (proliferação das células cancerosas no organismo).
As pesquisas oncológicas avançam, se multiplicam em suas plataformas conceituais originais e acabam sendo por vezes confrontadas com resultados empíricos. Na luta de vida e morte que travamos, não há lugar para preconceitos anacrônicos, nem posturas radicais babacas. E se aCannabis, que é um produto 100% natural e fitoterápico ajudar, porquê não?
O teste inicial foi feito com células com altos níveis de ID-1, gene cancerígeno responsável pela metástase. Ao receber a dose de cannabidiol, as células pararam de se reproduzir e o processo de invasão de outros órgãos pelo câncer foi interrompido. O teste foi feito para tumores de mama, inicialmente, mas os estudiosos perceberam que o cannabidiol também impede o crescimento celular de outros tumores malignos,tidos como de alta agressividade, como os de cérebro e próstata.
Ainda de acordo com o estudo, fumar maconha não funciona para impedir a proliferação de um câncer, pois a concentração do cannabidiol no baseado é pequena demais para surtir o efeito de parar o processo de metástase. Mas o estudo pode possibilitar o uso desse princípio ativo da erva na elaboração de medicamentos contra o câncer.
Resta porém, fazer testes em seres humanos, pois até o momento, as pesquisas foram apenas em células cultivadas em laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário