segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Conheça a cidade do futuro na China


Até 2025 a população mundial atingirá 8 bilhões de pessoas, sendo que 2 bilhões irão sair do meio rural para o urbano. Pensando nisso, os chineses estão tomando a frente dos outros países e já pensando num futuro mais sustentável.
A China está construindo o que tem sido descrito como a maior cidade ecológica do mundo. Ainda em fase de desenvolvimento no nordeste da China, o projeto pretende equilibrar a expansão urbana e o impacto sobre os recursos naturais no meio ambiente. A cidade de Tianjin vai fazer uso de tecnologias sustentáveis como energia solar, eólica, além de reciclagem de água das chuvas e tratamento de águas residuais e dessalinização da água do mar.
Não obstante, Tianjin terá capacidade para 350 mil pessoas, número relativamente pequeno para as grandes proporções do país. Contudo, apesar da pequena quantidade de moradores o projeto pretende ser um modelo de cidade sustentável para todo o mundo. Intenta-se que 90% do transporte  do tráfego da cidade seja realizado por meio de transporte público. Além disso, esse transporte será feito com veículos não poluentes ou com uma baixíssima taxa de poluição. Outra promessa é que 50% do abastecimento de água da cidade seja de água dessalinizada ou reciclada.
Apesar de grandes expectativas, o projeto chinês ainda está em sua fase inicial e é objeto de dúvidas dos mais céticos. Será que a urbanização realmente conseguirá coexistir com a natureza sem causar nenhum impacto ambiental? O que podemos afirmar com certeza é que a sustentabilidade de Tianjin  é um sopro de esperança nos pulmões doentes do mundo moderno.

Fonte: http://www.macacovelho.com.br/conheca-a-cidade-do-futuro-na-china/

Nenhum comentário:

Postar um comentário