sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Pulseira promete substituir o ar condicionado no futuro

thumb-99840181031-whistify-resizedEstudantes de engenharia Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram o Wristify, um projeto que busca reduzir o consumo de energia de maneira curiosa. Trata-se de uma pulseira térmica capaz de alterar a temperatura corporal dos seus usuários. O dispositivo seria capaz de não só resfriar como também aquecer todo o corpo humano.
Criado por quatro estudantes de engenharia, o aparelho chamado “Whistify” foi o vencedor de um concurso do instituto que premiou a equipe com 10 mil dólares.
Ao receber continuamente um impulso gelado repentino, Sam Shames, que ajudou a criar o projeto, descobriu que é possível “enganar” o corpo para sentir frio, e o mesmo funciona para o calor.
“Os prédios gastam uma quantidade incrível de energia para abastecer o ar condicionado. Na verdade, isso representa 16,5% de toda a energia primária consumida nos Estados Unidos. Queremos reduzir esse número mantendo o conforto térmico e individual”, disse Shames.
copia-de-mit-wristify-main
Depois de passar por 15 protótipos, a equipe chegou à versão atual do produto, que é muito parecida com um relógio de pulso. Os sensores utilizados no dispositivo conseguem obter uma taxa de variação de temperatura de até 0,4 °C por segundo. A pulseira tem autonomia de bateria de 8 horas, o tempo exato que uma pessoa normalmente passa no trabalho.
Segundo a Wired, a Whistify também pode ser uma boa alternativa para quem não possui ar condicionado em casa, como é o caso de 89% dos brasileiros. Nos EUA, 87% das residências contam com aparelhos de ar condicionado. Ainda não há previsão de comercialização ou preço do produto.
Deixe-nos saber nos comentários o que achou da nova tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário