quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Conheça projeto que moveu prédio de 6,2 toneladas de lugar

Uma enorme operação de engenharia chamou atenção do mundo inteiro ao servir como uma alternativa milionária para salvar um prédio histórico em Zurich que estava sendo ameaçado de ser demolido para dar passagem à expansão dos trilhos da estação ferroviária Oerlikon.
O prédio, conhecido pelo nome MFO (Maschinenfabrik Oerlikon), é uma grande estrutura de com tijolos, construída em 1889, com 80 metros de comprimento, 12 metros de largura e que pesa cerca de 6.200 toneladas. Hoje o edifício abriga a administração da empresa Oerlikon. Foi construído como uma antiga fábrica de ferramentas e maquinários e é atualmente um dos últimos imóveis remanescentes da era industrial no norte de Zurich.
g1
O edifício de 124 anos de idade foi deslocado por 60 metros para oeste utilizando 500 cilindros posicionados sob o edifício, duas prensas hidráulicas que ‘empurravam’ o edifício e outras duas que estavam posicionadas para corrigir qualquer desvio de percurso que pudesse ocorrer.
g2
O projeto foi preparado em dois anos e o re-posicionamento, que ocorreu em maio de 2012, durou dois dias. A operação toda foi financiada pela empresa de investimentos imobiliários Swiss Prime Site e custou 13.490.000,00 francos suíços, correspondente a cerca de 32.250.000,00 reais.
g3
Um fato interessante é que essa não é a primeira operação do tipo realizada pela empresa Swiss Prime. Ela já moveu restaurantes, igrejas e pontes nos últimos 60 anos. Em 1960, a empresa foi contratada pela rainha Astrid, da Bélgica, para mover um edifício de 160 toneladas em Küssnacht por 50 metros para dar caminho para a construção de uma nova estrada. Mas de fato, o MFO é o maior edifício que já foi re-posicionado.
Confira abaixo o vídeo de toda a operação, filmado e transmitido ao vivo pela empresa Swiss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário