sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Equipe da Shell encontra navio naufragado há mais de 200 anos

shipwreckEm 2011 uma equipe da Shell oil&gas utilizando sonares para mapear e avaliar o fundo do mar, encontrou um navio naufragado 3000 pés abaixo da superfície na costa deGalveston, Texas. Agora pesquisadores estão utilizando o mesmo tipo de robôs utilizados na e&p de petróleo offshore para procurar tesouros escondidos no navio.
As ruínas do navio permanecem intocadas a aproximadamente 200 anos. A equipe já conseguiu resgatar pistolas, mosquetes, canhões, alguns pratos e bandejas e até mesmo uma escova de dentes.
Esta área do Golfo do México era o lar do famoso pirata francês Jean Lafitte, um contrabandista que junto com seu irmão, manteve uma base pirata na ilha de Galveston e serviu como espião para os espanhóis durante a guerra da independência do México. É difícil dizer o que esses robôs podem encontrar e existe muita expectativa.
shipwreck2
Durante a última semana, arqueólogos marinhos que examinavam o bem preservado navio, encontraram mais duas embarcações que provavelmente naufragaram junto com o navio principal.
130726-shiwreck-1155a.photoblog600

Nenhum comentário:

Postar um comentário