quarta-feira, 7 de agosto de 2013

NSA: Centro de dados que vigia cidadãos vai usar 6,4 milhões de litros de água por dia

UtahUma das maiores revelações do ano diz respeito à fuga de informação sobre o programa de vigilância PRISM, da National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos, que tem vindo a monitorar todas as comunicações dos cidadãos norte-americanos. Muitas pessoas revelaram-se chocadas com a revelação – e ainda não sabiam elas de tudo.
Foram agora revelados mais detalhes sobre o novo Intelligence Community Comprehensive National Cybersecurity Initiative Data Center – também conhecido como o grande centro de dados que está drnfor construído pela NSA em Bluffdale, Utah, nos EUA.
Sabe-se agora que o sistema de recolha e armazenamento de toneladas de informação sob a forma de telefonemas, emails e pesquisas online será um consumidor gigante de água e eletricidade. De acordo com o Treehugger, a instalação de 93 mil m2 vai ser a moradia de 9.300 m2 de servidores de armazenamento de dados e vai usar 6,4 milhões de litros de água por dia, de modo a resfriar os servidores.
O centro de dados será responsável por 1% de todos os usos de água na região e a cidade de Bluffdale está já à procura de fontes de água adicional para quando a instalação estiver concluída, em Setembro.
Os gastos de energia também não serão pequenos, tendo em conta o tamanho da estrutura. A instalação vai exigir 45 megawatts de eletricidade, o que equivale ao consumo de 65 mil casas. Terá a sua própria subestação de energia e geradores de back-up movidos a diesel.
Se tudo isto já parece impressionante – e dispendioso – prepare-se para o resto: a NSA está a construir também outro centro de dados em Fort Meade, Maryland, que terá dois terços do tamanho deste mega centro de que falamos acima. Apesar de menor, continua a ser um enorme impacto para o ambiente.


Fonte:http://www.engenhariae.com.br/meio-ambiente/nsa-centro-de-dados-que-vigia-cidadaosor-dia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário