quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ônibus com “telhado verde” circula na Espanha

onibus telhado verde
O artista Marc Granen, mora em Bescano- na Espanha, desenvolveu um telhado verde para autocarros chamado Phyto Kinetic. Uma vez que os espaços verdes são tão valiosos e que as cidades não têm muito espaço livre, Granen lembrou-se de usar as áreas existentes para criar novos jardins, neste caso, sobre rodas.
O Phyto Kinetic utiliza uma esponja leve e hidropônica, com sete centímetros de espessura, que reduz significativamente o peso total do telhado verde. A esponja tem o benefício adicional de ser extremamente maleável, o que a torna fácil de instalar em qualquer formato de teto de ônibus .
A condensação do sistema de ar condicionado do veículo é armazenada e reciclada para regar o telhado. Quando o ar condicionado não é usado, o jardim pode ser regado manualmente.
O jardim mantém-se seguro numa plataforma móvel através de bandas de aço inoxidável fixadas no local com uma malha de proteção ultraleve que segura a superfície plantada. Granen garante que este sistema mantém o jardim preso, mesmo que o ônibus sofra algum  impacto.
Está já atualmente em funcionamento um protótipo que transporta turistas para parques de camping em Girona, Espanha. Em Barcelona, uma empresa já manifestou interesse em patrocinar a sua frota de ônibus com este novo sistema purificador do ar.
No futuro, diferentes ônibus nas cidades poderão cultivar as suas próprias ervas aromáticas, plantas ornamentais ou simplesmente relva. Granen espera que o Phyto Kinetic ajude a mudar a relação dos habitantes urbanos com a natureza e que os ajude a desfrutar de espaços verdes em conjunto com as infra-estruturas das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário