quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pólos magnéticos do Sol estão prestes a inverter

020130130807-inversao-polaridade-sol
De acordo com a NASA, o Sol está se preparando para uma transformação que mudará o seu polo magnético. Trata-se de um evento que ocorre a cada 11 anos, o qual a estrela transfere sua polaridade em um período de meses.
“Parece que estamos há não mais do que três a quatro meses de uma inversão de campo completa,” disse o físico solar Todd Hoeksema, da Universidade de Stanford. “Esta mudança terá um efeito cascata em todo o Sistema Solar.”
Quando o campo muda, a “folha atual” – uma superfície que irradia bilhões de quilômetros para fora do equador do sol – se torna muito ondulada, comentaram funcionários da NASA. Isso faz com que se criem tempestades espaciais em torno da Terra, por exemplo.
Na verdade, essas ondulações representam uma proteção mais forte contra os raios cósmicos, que chegam do espaço interestelar. Conforme a inversão total do campo magnético solar se aproxima, os dados dos observatórios mostram que os dois hemisférios do Sol estão fora de sincronia.
O pólo norte do Sol já mudou de sinal, enquanto o pólo sul está correndo para recuperar o atraso,” disse Scherrer. “Em breve, no entanto, os dois pólos terão revertido, e a segunda metade do máximo solar estará em andamento.”
sol
A próxima reversão irá marcar o ponto médio do ciclo solar 24 – metade do “máximo solar” já terá passado, e vamos nos encaminhando para a metade final.
Isso significa que o atual “máximo solar” será na verdade bem “mínimo” – um dos mais fracos nos últimos 100 anos. Já que neste período a atividade do Sol geralmente aumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário