sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Novo programa consegue prever a sua localização no futuro

mapaa
Onde você vai estar daqui a cinco anos? Esta é uma pergunta muito comum em entrevistas, pensada para perceber as ambições da pessoa. Porém, graças à nova tecnologia, em breve poderá tornar-se possível dar uma resposta precisa a esta questão.
Pesquisadores da Microsoft e do Google conseguem prever onde é que uma pessoa estará no futuro, usando um novo software de computador chamado Far Out. O programa acompanha a pessoa através de um dispositivo GPS e estuda a sua rotina. Em seguida, usa essa informação para adivinhar com precisão as suas localizações futuras e adapta as suas previsões mesmo que a pessoa mude de trabalho, casa ou relação amorosa.
Adam Sadílek e John Krumm queriam saber mais sobre o que chamam de “mobilidade humana”, de modo a desenvolverem uma fórmula capaz de prever onde uma pessoa estará dentro de alguns anos. Acompanharam então 703 voluntários em Seattle, via GPS, em todas as dinâmicas da vida – trabalho, compras, saídas com os amigos e até mesmo viagens. Carros, autocarros e outros meios de transporte também foram registados numa base diária.
Os dados recolhidos foram analisados no programa Far Out, capaz de dar previsões – e descobrir automaticamente quando alguém se desvia da sua rotina habitual, ajustando-se de acordo com a nova informação.
Se houver uma transição brusca no registo, como a mudança de residência para uma nova cidade, o sistema percebe que há uma discrepância entre as previsões e os dados reais e adapta-se aos novos padrões.
far-out
De acordo com Salidek e Krumm, os seres humanos são muito previsíveis, mesmo durante longos períodos de tempo.
Apesar de já haver muitos avanços no campo das previsões, este é o primeiro programa capaz de o fazer numa escala de meses e anos. Os seus usos futuros podem incluir a previsão dos aumentos populacionais, de disseminação de doenças, problemas de tráfego e necessidades de banda larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário