quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Novo cristal expande-se quando é apertado

engenhariaeUm novo cristal translúcido, feito de ouro, zinco e cianeto, faz algo que muito poucos materiais conseguem: em vez de diminuir sob pressão, ele expande-se.
A maioria dos materiais mais comuns contrai-se quando lhes é aplicada pressão de forma igual em todas as direções. A resposta contra-intuitiva deste novo cristal é o resultado de um arranjo de átomos de ouro com efeito mola alinhados dentro de uma estrutura hexagonal.
À medida que as molas são comprimidas, o cristal cresce, aumentando o seu comprimento até 10% – uma mudança que se torna de fato visível quando observada pelo microscópio.
Os materiais e sistemas que se expandem sob pressão não são desconhecidos para a ciência. Eles podem ser encontrados em certos tipos de músculos, como os que impulsionam os polvos e as lulas dentro de água ou enrolam a tromba do elefante. Mas apenas na última década os cientistas têm sido capazes de criar estes materiais em laboratório.
crystals_1
O segredo envolve a criação de uma estrutura de metamorfose que consegue reorganizar os blocos de construção atômicos sem os deixar desmoronar, explica o Wired.
Para criar o novo cristal, os cientistas misturaram dois sais em solução – um com átomos de ouro e outro com zinco. Quando combinados, os sais produzem um cristal translúcido, cuja estrutura atômica se assemelha a uma rede de hexágonos com os átomos de zinco nos vértices e os de ouro nos lados, com moléculas de cianeto entre os dois.
Ao ligar os hexágonos está então a mola helicoidal de ouro que ajuda a absorver a pressão aplicada.
O novo material pode servir para criar sensores de pressão 10 vezes mais sensíveis, segundo os cientistas. Também pode ser usado em materiais inteligentes para controlar circuitos ou orientar feixes de luz.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/novo-cristal-expande-se-quando-e-apertado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário