terça-feira, 6 de agosto de 2013

O primeiro hambúrguer de laboratório não tem um gosto bom

burger-1-600x450Cientistas da universidade de Maastricht conseguiram criar um hambúrguer em laboratório a partir de células de vacas. E, segundo relatos, ele não é muito bom. A ausência de gordura na carne fez com que os degustadores dissessem que ela não tinha o gosto certo.
O projeto de criar carne em laboratório custou US$ 325 mil e foi financiado por Sergey Brin, do Google. O objetivo é criar uma forma sustentável de suprir a demanda por carne de vaca no mundo. “Acho que as pessoas não entendem que a produção de carne está em seu máximo atualmente, e não vai conseguir suprir a demanda nos próximos 40 anos”, explicou Mark Post, professor da Universidade Maastricht.
“Precisamos criar uma alternativa, não há dúvida”. Ele também vê o hambúrguer criado em laboratório como uma saída para um problema bem grave – a criação de animais para abate.
Outro problema foi na aparência: por não ter células sanguíneas, a carne é acinzentada e nada apetitosa. Ela ficou mais parecida com a de carne “de verdade” com suco de berinjela e açafrão, que têm pigmentos avermelhados e costumam ser usados na culinária para dar cor aos alimentos.
É bastante provável que tanto os problemas visuais quanto no sabor sejam contornados nas próximas versões do cultured beef, o nome dado à carne de laboratório. Segundo seu criador, Mark Post, ela deve começar a chegar ao mercado daqui a 10 ou 20 anos.
ScreenHunter_07 Aug. 06 03.52

Nenhum comentário:

Postar um comentário