terça-feira, 4 de junho de 2013

Casa à prova de tornados se recolhe para o subsolo


casaanti_tornado
É improvável que algum dia consigamos evitar completamente os danos catastróficos dos tornados, por isso a nossa única solução passa por construir edifícios que aumentem a segurança. A empresa 10 Design, sediada em Hong Kong, está a trabalhar numa proposta de casa à prova de furacões. Com a ajuda da energia hidráulica, de um reservatório de alta performance e da energia solar, a habitação retrai para o solo ao primeiro aviso de iminente tempestade.
A 10 Design está confiando na arquitetura cinética e na inovação tecnológica para conseguir transformar este sonho futurista em realidade. A casa à prova de tornados vai buscar inspiração a uma grande caverna subterrânea, a uma flor a emergir da terra e a uma tartaruga que se resguarda dentro da carapaça pela sobrevivência.
Esta casa, que parece um casulo cilíndrico, é sustentada por uma base de torre hidráulica que emerge dosubsolo. Dentro do buraco, vão existir enterradas outras áreas de apoio e armazenamento domésticas, sendo que à superfície a casa beneficia de ar livre, vista e luz do dia.
As células solares no exterior giram e dobram, de modo a maximizar a geração de energia, enquanto o próprio revestimento é composto por um isolamento translúcido entre duas camadas de Kevlar. Este exterior garante o máximo de proteção, ao mesmo tempo que permite entrar a luz.
A empresa está também a explorar a hipótese de incluir revestimentos foto catalíticos e nanotubos, capazes de absorver toxinas, CO2 e outros poluentes, que seriam usados para alimentar o sistema hidráulico.
Sensores colocados na área habitacional e na própria casa ficam responsáveis pela monitorização climática – ao primeiro sinal de tempestade severa ou potencial furacão, a casa retrai para o subsolo. O tornado pode assim passar sem causar danos, sendo as chuvas simplesmente repelidas da casa e drenadas para o exterior.
A 10 Design está neste momento trabalhando no seu protótipo em colaboração com um grupo de construtoresde navios nos Estados Unidos e em África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário