sexta-feira, 28 de junho de 2013

No Brasil 15% da energia é desperdiçada antes mesmo de chegar aos consumidores


smartgrid-illustration-by-eu
Quinze em cada 100 quilowatts de energia produzida no Brasil perde-se entre a geração e o consumo, de acordo com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Parte da explicação para esta porcentagem elevada está no chamado “gato”, ou seja, o desvio de energia através de instalações irregulares, o que levou o CGEE a lançar um estudo sobre a utilização de redes inteligentes (smart grids) para gerir a geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.
Com as smart grids, explica Ceres Cavalcanti, assessora do CGEE, a tecnologia pode informar em tempo real essas perdas energéticas – e preparar a suspensão do fornecimento. “Quando a energia se perde, seja lá por que motivo for, ligamos para a concessionária. Com as smart grids isso passa a ser automático, não precisamos de o fazer. [As concessionárias] conseguirão ter mais informação para pode prestar o melhor serviço ao seu mercado e aos seus clientes”, revelou Cavalcanti à revista Exame .
As redes inteligentes também permitem que o consumidores controlarem os seus gastos diariamente. Quando as tarifas bi-horárias e tri-horárias forem introduzidas no Brasil, estes medidores domésticos permitirão informar quanto está sendo gasto a cada momento do dia – e os respectivos preços. Isso possibilitará aos consumidores o controle da sua eficiência energética.
Hoje a informação do sistema elétrico é direcional. Com as smart grids passa a ser bi-direcional. O consumidor passivo passa a ser ativo e vai ter vários tipos de serviço”, concluiu a responsável.
Os consumidores brasileiros estão consumindo, em média, mais 5% de energia a cada ano que passa, um crescimento acima do PIB (Produto Interno Bruto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário