sexta-feira, 14 de junho de 2013

Google e Nasa abrirão laboratório de Inteligência Artificial


Nasa-20130518170131



Google e Nasa anunciaram que trabalharão em conjunto para abrir um laboratório que estudará computação quântica. Batizado de Quantum Artificial Intelligence Lab, o local ficará no centro de pesquisas da Nasa no Vale do Silício, na Califórnia, próximo ao quartel-general do Google.
Para tanto, as organizações adquiriram um computador da D-Wave Systems — a primeira empresa do mundo a comercializar computadores quânticos.
Em teoria, esses computadores permitirão avanços em inteligência artificial e na resolução de uma série de problemasda ciência da computação com os quais as máquinas atuais não conseguem lidar. O laboratório deve ser aberto aos pesquisadores no segundo semestre.
Um supercomputador deste tipo opera de forma diferente de um supercomputador “comum”: ele combina átomos para trabalhar conjuntamente como bits quânticos. Com isso, dois ou mais cálculos poderão ser realizados simultaneamente, ajudando o Google e a Nasa a encontrar a solução “ideal” para os problemas em questão.
googlenasa-620px
Já a NASA deve usar o D-Wave Two, que é o modelo que deve ser enviado ao laboratório, para pesquisas sobre missões espaciais, robótica e controle de tráfego aéreo. Cientistas de todo o mundo serão convidados pela Universities Space Research Association (USRA) para acompanhar o supercomputador de perto – e os rumores são de que ele não custa menos de R$ 20 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário