terça-feira, 18 de junho de 2013

DIVIDINDO O MAR: TRANSFORMAR ÁGUA DO MAR EM COMBUSTÍVEL DE HIDROGÊNIO





UOW cientistas desenvolveram uma nova maneira de transformar água do mar em hidrogênio, por uma fonte de combustível sustentável e limpa.
Usando este método, tão pouco como cinco litros de água do mar por dia iria produzir hidrogênio suficiente para abastecer uma casa de tamanho médio e um carro elétrico por um dia.
A equipa de investigação na UOW do Centro Australiano de Pesquisa Conselho de Excelência para Electromaterials Ciência (ACES) desenvolveram um catalisador assistida luz que requer menos energia que ativam a oxidação da água, que é o primeiro passo para a separação da água para produzir hidrogênio combustível.
Uma das principais limitações com as tecnologias actuais é que o processo de oxidação mais elevado necessita de um sobre-potencial de entrada, o que exclui a utilização de água do mar abundante porque produz gás cloro venenoso como um produto secundário, sob condições operacionais.
A equipe de pesquisa, liderada pelo Professor Associado junho Chen e Professor Gerry Swiegers, produziram um clorofila artificial em um filme plástico condutor, que atua como um catalisador para iniciar a separação da água.
Os resultados foram recentemente publicados na revista Ciência Química .
O autor principal, Professor Associado junho Chen, disse que o polímero flexível significa que poderia ser usado em uma ampla gama de aplicações e é mais facilmente do que os semicondutores fabricados de metal.
"O sistema que criamos, incluindo os materiais, nos dá a oportunidade de projetar vários dispositivos e aplicações que utilizam a água do mar como uma fonte de água de divisão.
"A natureza flexível do material também proporciona a possibilidade de construir dispositivos portáteis produtoras de hidrogénio."
O desenvolvimento traz pesquisa de energia da UOW mais um passo para a criação de um dispositivo de folha-como artificial que pode eficientemente produzir hidrogênio.
ACES Executive Research Director Professor Gordon Wallace disse: "No mundo de hoje a descoberta de materiais de alto desempenho não é suficiente".
"Isso deve ser conjugada com a fabricação inovadora para fornecer dispositivos de alto desempenho prático e este trabalho é um excelente exemplo disso", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário