sexta-feira, 14 de junho de 2013

Engenheiro cria computador eletromecânico feito com impressora 3D


te_zero_detect_preview_featured  A tecnologia de impressão 3D está começando a ganhar mais força e agora o recurso já foi utilizado para produzir um computador. Chris Fenton, um dos membros da NYC Resistor, afirma ter conseguido montar um computador eletromecânico completo e funcional, imprimindo todas as peças em uma impressora 3D.



Ele pode ler programas em cartões perfurados e, no exemplo do próprio criador, calcular a sequência Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55…).
Décadas atrás, eles eram utilizados para realizar cálculos e mostrar os resultados em perfurações de papel. É lógico que isso está muito longe do que utilizamos atualmente como computadores, mas talvez no futuro nós sejamos capazes de imprimir nossas próprias máquinas.
A máquina também ainda não é automática e depende do giro da manivela para funcionar. Mas Fenton afirma que é possível realizar um overclock na máquina girando-a mais rapidamente.
Para desenvolver o projeto, ele utilizou livros antigos sobre teares mecânicos e criou peça por peça antes de imprimi-las e montá-las.
Se você tem uma impressora 3D e gostaria de ter o Entabulator, basta baixar o projeto aqui. Ele é programável, então é possível utilizá-lo para diversos fins, além do cálculo da sequência Fibonacci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário