quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cientistas transformam dióxido de carbono em eletricidade

carbon-dioxide
Os seres humanos geram bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, e a maior parte deste CO2 é despejada na atmosfera, contribuindo com o aquecimento global e outros fenômenos negativos. Mas recentemente um grupo de pesquisadores na Holanda decidiu tentar utilizar essa enorme quantidade de CO2 produzido pelo homem para um fim mais produtivo: gerar energia.
No centro de excelência em tecnologia sustentável da água Wetsus, em Leeuwarden, Bert Hamelers e seu time tiveram a ideia de usar uma combinação de membranas e água para puxar corrente elétrica do dióxido de carbono. Para conseguir essa façanha, os cientistas enxeram um tanque com água, de um lado do tanque eles colocaram uma membrana que permite que apenas íons positivamente carregados atravessem e do outro lado uma membrana que permite a passagem de íons negativamente carregados apenas. Depois da membrana existe um eletrodo. Quando o Dióxido de Carbono é bombeado através da água, são separados íons de hidrogênio positivos e bicarbonato negativamente carregado.
ScreenHunter_07 Jul. 30 16.58
Hamelers estima que colhendo todo o dióxido de carbono de residências e usinas é possível produzir até 1,570 terawatts de eletricidade por ano e cessar a emissão de CO2 na atmosfera. O próximo passo é verificar se o projeto pode ser reajustado para caber na bancada de um laboratório e desenvolver uma formar de capturar e separar o CO2 em escala industrial. Esse projeto certamente dá um novo significado ao verbo “reciclar”.

Fonte:http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/cientistas-transformam-dioxido-de-carbono-em-eletricidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário