segunda-feira, 1 de julho de 2013

Projeto holandês cria eletricidade a partir do crescimento das plantas


plantas
Uma Universidade na Holanda, a Wageningen, está desenvolvendo uma fonte de energia renovável que tem como base uma tecnologia de células de combustível a partir de plantas microbianas. A tecnologia poderá aproveitar as 6% de zonas úmidas existentes no Planeta e ser utilizada para fornecer eletricidade a comunidades remotas e até dinamizar os telhados verdes.
Ao contrário do biogás, que é produzido pela digestão anaeróbica da matéria orgânica, este sistema gera eletricidade enquanto as plantas continuam crescendo. Por outro lado, de acordo com os pesquisadores, o sistema não afeta o crescimento das plantas.
De acordo com o Gizmag, esta tecnologia aproveita 70% da matéria orgânica produzida a partir da fotossíntese e que não pode ser utilizada pela planta, sendo eliminada pelas raízes. À medida que as bactérias à volta das raízes trabalham este resíduo orgânico, os elétrons são libertados como um produto de resíduo.
Ao colocar um eletrodo perto das bactérias para absorver estes elétrons, a equipe de pesquisadores, liderada por Marjolein Hleder, foi capaz de gerar eletricidade. É certo que pouca – 0,4W por metro quadrado de planta –, mas ainda assim maior que a eletricidade gerada pela fermentação de biomassa.
Por outro lado, este sistema pode, no futuro, gerar até 3,2W por metro quadrado, o que permitirá que um telhado verde de 100 metros quadrados possa fornecer eletricidade para uma casa com um consumo médio de 2,800 kWh por ano.
A equipe que pesquisou este processo admite que a tecnologia precisa ser melhorada em termos de sustentabilidade, limitando a quantidade de material utilizada pelos eletrodos. Ainda assim, dois dos pesquisadores estão preparando um spin-off para comercializar a tecnologia, a Plant-e.
Confira o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário