segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os 8 melhores países para ser engenheiro


A demanda global por engenheiros aumentou significativamente ao longo dos anos.  Com recursos e mão de obra limitados, os países têm se voltado para a inovação e tecnologia para chegar à soluções que lhes permitam manter-se atraentes economicamente e atrair investimento estrangeiro. Diante desta força de trabalho cada vez mais escassa, quais são os melhores países para ser um engenheiro?
Veja a lista logo abaixo:
1. Alemanha
A Alemanha vem há muito tempo resistindo ao teste para emergir como um campeão na área de engenharia, conhecido por suas universidades técnicas, estágios e, talvez, de uma cultura e de uma economia que recompensa habilidades de engenharia com tanto prestígio e crescimento na carreira. O país é famoso por seus produtos em todo o mundo, como a Mercedes e BMW. Ele também é o lar de grandes pensadores como Wilhelm Conrad Röntgen, que descobriu os raios-X (e ganhou o Prêmio Nobel de Física por isso), bem como o trabalho de Heinrich Rudolph que levou à de telecomunicações à modernidade.
A economia em expansão ampliou a escassez de engenheiros e o  governo criou uma iniciativa para aumentar o número de estudantes de engenharia, bem como incentivar as mulheres a prosseguir esta linha de trabalho (de um milhão de engenheiros, apenas 13% são mulheres).
ALEMANHA
2. Estados Unidos
ESTADOS UNIDOS

Em uma economia cada vez mais global, a inovação destaca-se como a chave para a sobrevivência em termos de atração e retenção de investimentos. O impulso para mais inovação está intimamente entrelaçada com a economia digital e a capacidade dos EUA para produzir empregos, mantendo uma vantagem competitiva nos mercados mundiais.
Google, Apple, Amazon e Facebook são alguns dos líderes mundiais de tecnologia inovadoras dos  EUA. Todos estão mudando o mundo de hoje de forma dramática e precisam de mais engenheiros. No entanto, é cada vez mais difícil encontrar engenheiros suficientemente qualificados nos EUA, resultando em empresas que deslocam empregos para outros países como  Índia e a China, onde se formam muito mais engenheiros. Já, 70% dos engenheiros que se formam com o PhD em universidades dos EUA são nascidos no exterior. Cada vez mais, estes indivíduos talentosos estão voltando para casa, onde encontram melhores oportunidades. Escolas de engenharia estão em declínio por parte de sua população estudantil  que se traduz em uma redução no número de engenheiros qualificados que as empresas americanas precisam desesperadamente.
Atualmente, o governo está implementando medidas para atrair e reter os melhores e mais brilhantes estudantes, cientistas e engenheiros em os EUA e ao redor do mundo.
3. ChinaCHINA
A China é a segunda maior economia do mundo, com infraestrutura inigualável e avanços tecnológicos que a introduzem em um caminho imbatível para dominação econômica global.
Em 2011, o governo chinês aprovou um novo plano de desenvolvimento de cinco anos que vai se concentrar em sete áreas prioritárias: energia, novos materiais, novas tecnologias, equipamentos de fabricação, biotecnologia, conservação de energia e preservação do meio ambiente e veículos de energia limpa. Isso vai empurrar o país em um quadro econômico sustentável, a criação de muitas oportunidades em tecnologias de maior valor agregado.
4. Noruega
NORUEGA
Com o setor de petróleo em expansão, a Noruega está pronta para um crescimento constante nos próximos anos à medida que novas descobertas são divulgadas  e a demanda por estruturas offshore fixas e flutuantes continuarão a impulsionar o crescimento. Como segundo maior fornecedor de gás da Europa e oitavo maior exportador de petróleo do mundo, o país tem sofrido com a queda da produção nos últimos anos e as necessidades para trazer novos engenheiros para expandir a produção.
Um dos maiores problemas que a Noruega enfrenta é a falta de habilidade e conhecimento técnico no campo da engenharia. A batalha para os engenheiros é feroz, e muitas das maiores empresas de engenharia na Noruega estão mostrando a necessidade de mais deles. Noruega precisa de milhares de engenheiros, e no atual momento, apenas cerca da metade dos engenheiros para atender as necessidades estão sendo treinados no país. Diante deste fato, a proporção de trabalhadores estrangeiros é cada vez maior.
5. Dinamarca
DINAMARCA
Um país que apresenta alto valor em habilidades de engenharia e conhecimentos, a Dinamarca tem um ambiente especializado para a inovação e excelência. O projeto Femern Belt está classificado entre os mais inovadores do mundo de seu tipo. Os 18 km de comprimento do túnel vai se tornar o maior túnel submarino do mundo, que liga a Alemanha à Dinamarca e ao resto da Escandinávia.
Indústrias Dinamarquesas de grande importância incluem tecnologias limpas (eólica, bioenergia, os veículos eléctricos), TIC (tecnologia sem fio e móvel, software, acústica), ciências da vida (biotech, medtech) e marítimo (transporte marítimo, offshore e avançado tecnologia marítima), os quais oferecem possibilidades para os engenheiros.
O mercado de trabalho para os engenheiros é dinâmico e as oportunidades são abundantes. Há uma grande demanda por engenheiros químicos, engenheiros de energia elétrica e elétricos, engenheiros mecânicos e de produção, bem como engenheiros especializados nos setores de energia e meio ambiente.
6. Coréia do Sul
ScreenHunter_04 Jun. 28 00.20
Coreia do Sul tem uma infraestrutura muito avançada e moderna. Tanto o governo sul-coreano e do setor privado estão envolvidos no financiamento, construção e operação de vários projetos e serviços de infraestrutura. O governo sul-coreano está investindo em um novo projeto de smart grid verde (é a aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência) e está prevendo a criação de 500 mil postos de trabalho de tecnologia.
O governo pretende ajudar principais indústrias do país, tais como tecnologia, automóveis e setores de construção naval misturar suas tecnologias e desenvolver novos produtos avançados, como carros inteligentes, carros e navios ecológicos, verdes.
7. Brasil
BRASIL
Indiscutivelmente a economia mais forte na América Latina, nosso país emergiu como a sétima maior economia mundial, e se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. O Brasil também está experimentando um boom em sua indústria de TI e  empreendedores ao redor do mundo estão se instalando para crescer a partir deste mercado emergente.
Apesar da infraestrutura  pobre para os padrões internacionais. Isso pode ser atribuído ao crescimento rápido da sua classe média, o aumento da exploração do petróleo pré-sal e as demandas de hospedagem para os dois grandes eventos esportivos.
Uma mistura de demografia favorável e um setor de serviços resistente resultou em um mercado de trabalho dinâmico. No entanto, há uma escassez de trabalhadores qualificados na região. Novas indústrias se instalando no Brasil, antigas industrias em fase de expansão e Investimento crescente em melhor infraestrutura levaram a uma demanda significativa para os engenheiros da região.
8. TaiwanTAIWAN
Taiwan foi recentemente colocado entre as nações mais ricas, mais inovadores e mais digitalizadas do mundo. Taiwan é a maior fabricante mundial de semicondutores e computadores portáteis. Sua fabricação, os setores de tecnologia de TI e permanecem tradicionalmente forte. As exportações de Taiwan (que incluem eletrônicos, máquinas e petroquímica) foram os principais motores do seu desenvolvimento económico.
As perspectivas de emprego em Taiwan continuam a melhorar. No setor industrial, as empresas estão aumentando sua força de trabalho . Um dos campos de trabalhos mais difíceis de preencher é a engenharia que está em alta demanda no setor de TI. O governo de Taiwan está pronto para recrutar estrangeiros para atender a lacuna da força de trabalho atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário