quarta-feira, 17 de julho de 2013

Grafeno pode tornar conexões até 100 vezes mais rápidas

41410
Depois da descoberta desse elemento, muito já se tem feito e procurado fazer com ele, de acordo com uma pesquisa feita por cientistas do Departamento de Física da Universidade de Bath, na Inglaterra, o uso de grafeno em telecomunicações pode acelerar as velocidades de internet em até 100 vezes.
Os cientistas publicaram um artigo na Physical Review Letters, demonstrando pela primeira vez taxas de resposta extremamente curtas utilizando o grafeno, o que poderia abrir caminho para uma verdadeira revolução nas telecomunicações.
Atualmente, as informações são transmitidas e processadas através de dispositivos optoeletrônicos, como fibra óptica e laser. Os sinais são enviados por fótons com comprimentos de onda infravermelhos, e processados ​​por switches ópticos, que convertem os sinais em uma série de impulsos de luz.
Normalmente, os switches respondem a uma taxa de alguns picossegundos – cerca de um trilionésimo de segundo. Mas, os cientistas da Universidade de Bath constataram que a taxa de resposta de um switch que utiliza uma pequena camada de grafeno é cerca de 100 vezes maior que a dos materiais utilizados hoje.
Para fazer isso, eles revestiram um dispositivo ótico com grafeno e dessa forma foi possível desligar uma série de luzes, funcionando assim como um modulador de rede capaz de controlar o envio de pacotes de dados, com mais velocidade e mais informação.
O uso do grafeno torna-se vantajoso, já que se pode construir dispositivos em escala nanométrica, o que faz o consumo de energia ser bem menor que nos meios comuns. Outro ponto forte dele é a boa condutividade elétrica, garantindo um desempenho 10 vezes maior que o sistema atual.
O grafeno é chamado de “o material do futuro”, e surpreende a comunidade científica e tecnológica a cada momento por conta de suas incríveis propriedades e infinidade de aplicações potenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário