quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nova forma de carbono é descoberta

imagem!Uma nova forma de carbono foi descoberta por químicos das Universidades de Boston (EUA) e Nagoya (Japão). Katsuaki Kawasumi e seus colegas, que fizeram a descoberta, ainda não sabem se chamam de nanocarbono ou de nanografeno. Mas, por via das dúvidas, é melhor a notação mais precisa da nova molécula: C80H30.
O novo material é composto por vários segmentos idênticos de grafeno fortemente distorcidos, cada um contendo exatamente 80 átomos de carbono unidos em uma rede de 26 anéis, com 30 átomos de hidrogênio decorando as bordas.
Por medirem um pouco mais de um nanômetro de diâmetro, estas moléculas individuais são chamadas genericamente de “nanocarbonos”, ou mais especificamente, neste caso, como “nanografenos grosseiramente deformados”.
Reforço do grafeno
Desafiando a planaridade do grafeno, o aspecto contorcido dessas moléculas altera as propriedades físicas, ópticas e eletrônicas do nanocarbono, o que o define como um novo material.
Segundo o Dr. Lawrence Scott, membro da equipe que descobriu a nova forma de carbono, “os dois diferem significativamente na cor também. Medições eletroquímicas revelaram que os nanografenos planares e contorcidos são igualmente oxidáveis, mas o nanografeno contorcido é muito mais difícil de reduzir,”
Este novo material tem tudo para ampliar ainda mais as potencialidades do grafeno, já que é uma demonstração clara de que as interessantes propriedades eletrônicas e ópticas das folhas planas de carbono podem ser modificadas de maneira previsível através da síntese química.
Se os cientistas puderem, por exemplo, controlar o grau de distorção das folhas de grafeno variando o número de anéis na molécula, isso permitirá o desenvolvimento de segmentos de grafeno com propriedades precisamente controladas, o que seria muito útil para a fabricação de componentes opto eletrônicos.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/colunas/nova-forma-de-carbono-e-descoberta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário