quinta-feira, 11 de julho de 2013

Nasa enviará outro robô a Marte em 2020

nasarobo
Depois do grande sucesso do Curiosity, a NASA estuda enviar mais um robô para Marte. Caso tudo ocorra de acordo com o que a NASA espera, seu próximo robô, estimado para ser lançado em 2020, procurará por sinais de vida em Marte.
O robô, ainda sem nome, vai explorar um local do planeta que supostamente seria habitável, realizará pesquisas no solo e obterá amostras para que os cientistas estudem na Terra.
Seu design será baseado no Curiosity, o robô que foi enviado para o planeta vermelho em agosto de 2012, assim como utilizará o mesmo sistema de pouso.
“O novo robô, como proposto pela equipe científica, terá um novo e mais avançado sistema de instrumentos científicos do que a Curiosity. Sua broca conseguirá extrair materiais maiores, ao invés de apenas pó das pedras. Essas amostras seriam coletadas em um pacote para um possível retorno a Terra”, aponta o órgão em comunicado.
“Com esta próxima missão, estamos assegurando que os EUA continuarão líderes mundiais na exploração do Planeta Vermelho, enquanto damos outro passo significativo rumo ao envio de seres humanos para lá na década de 2030″, explicou o administrador da Nasa, Charles Bolden.
nasa-20121205101018
Segundo Bolden, o Governo do presidente Barack Obama “está comprometido” com o objetivo de mandar humanos à órbita de Marte na década de 2030 e esta missão constituirá mais um passo para alcançá-lo.
O futuro robô será projetado em função dos resultados obtidos pela “Curiosity“, que aterrissou em Marte no último verão americano, o que permitirá reduzir custos e minimizar riscos.
O custo total da missão será inferior ao do Curiosity, de apenas US$ 1,5 bilhões em relação a US$ 2,5 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário