sexta-feira, 26 de julho de 2013

RHex: Um robô capaz de fazer exploração em qualquer tipo de terreno

13312444125134921
Pesquisadores das universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, criaram um protótipo de robô chamadoRHex, capaz de sofrer quedas, mudar sua posição no ar e tocar o solo com amortecimento.
A intenção é aperfeiçoar as capacidades do robô para que explorações a ambientes de difícil acesso possam ser feitas. Por exemplo: se um prédio desabar, a pequena máquina poderá realizar buscar pelos destroços.
“Pronuncia-se ‘Rex’, como se um cachorro animado fosse visto sobre o chão. RHex é a abreviação de ‘robô hexápode’, nome decorrente das suas seis pernas”, pode-se ler no texto publicado pela universidade.
Rhex-02-565x307
O pequeno robô de seis “patas” é o resultado de um projeto que visava à criação de uma doutrina ou técnica simples e de baixo custo que permitisse a concepção de um robô capaz de corrigir sua posição em queda livre, sempre caindo em pé. As aplicações do conceito no futuro podem ser importantes para robôs de resgate, em missões da NASA ou das forças armadas.
Também conforme explicam as informações veiculadas pelos pesquisadores, as pernas sem articulações e sem o formato de rodas apresentam vantagens na exploração de terrenos acidentados. Para que as potências de RHex sejam plenamente desenvolvidas, o parkour está sendo ensinado ao robozinho. “A equipe [de desenvolvedores] está mostrando ao robô como manipular seu corpo de forma criativa para contornar todos os tipos de obstáculos”, afirmam os desenvovedores.
Veja o vídeo do protótipo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário