quarta-feira, 3 de julho de 2013

William Kamkwamba: adolescente de 14 anos que criou um moinho de vento e leva energia para sua família


William Kamkwamba, cresceu na fazenda de sua família em Masitala Village, Wimbe, ao lado de suas seis irmãs e de seus pais. Quando era criança, como a maioria das crianças daquele país, William era um pobre camponês e trabalhava na lavoura de milho de sua família. Em 2001, o Malauí passou por uma seca terrível, causando fome em todas as partes do país. Ninguém conseguia plantar o suficiente para comer e a fome causou a morte de mais de 10 mil malauianos.
A família de William conseguia fazer apenas uma refeição por dia, à noite, e por causa dessa situação, seus pais não conseguiam continuar pagando sua escola que custava 80 dólares por ano. Por causa da fome, William foi obrigado a sair da escola.
William teve a ideia depois de cruzar com um livro, “Using Energy” (“Usando Energia”), no qual se davam algumas instruções básicas, mas não se prendeu a ele: primeiro, era impossível copiar o que estava no livro, porque William simplesmente não tinha meios pra isso – então o jovem usou peças que ia encontrando na sucata ou na rua; e segundo, ele adaptou o moinho de vento às suas próprias necessidades e conforme o que funcionava melhor ao longo das várias tentativas.
No livro, “Explaining Physics”, entendeu como funcionavam motores e geradores. No livro “Using energy”, tinha uma foto de um moinho de vento na capa. Dizia que moinhos poderiam bombear água e gerar eletricidade.
William-Kamkwamba
Com a publicação em um jornal local, a fama foi se espalhando, fazendo de William convidado para várias palestras, entre as quais a do vídeo abaixo, nas conferências TED, já com 19 anos. Lá ele contou sua história e deixou um sonho: construir um moinho ainda maior pra ajudar com irrigação para toda a sua comunidade.
De cara, ninguém duvidou que William conseguisse: é incrível a simplicidade com que ele diz “eu tentei, eu fiz”. Não deveria ser sempre assim? Veja:
O reconhecimento do esforço e iniciativa do jovem, que vive em um lugar modesto e com muito poucos meios, levaram a comunidade TED a se mobilizar para ajudar a melhorar o sistema de energia, e para lhe levar uma melhor educação.
Houve também projetos de limpeza de água, prevenção de malária, energia solar e iluminação. William teve ainda oportunidade de estudar na African Leadership Academy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário