terça-feira, 23 de julho de 2013

Estacionamento subterrâneo de bicicletas no Japão, totalmente automatizado, incrível

Estacionamento-subsolo-japao
Por causa da crônica falta de espaço em Tóquio, capital do Japão, os japoneses desenvolveram um sistema revolucionário para guardar suas bicicletas. Através de um grande depósito subterrâneo, com 11,5 metros de profundidade, qualquer cidadão pode simplesmente depositar seu veículo em um elevador, que automaticamente aloja-a em uma das 204 vagas disponíveis do bicicletário.
Cada bicicleta possui um chip, cujos dados também são armazenados no cartão do usuário, portanto ele é usado para guardar e retirar o veículo. Rapidamente você pode ter de volta sua bicicleta, que ficou segura da variação de temperatura, e protegida.
Na superfície, é preciso encaixar a bicicleta em um trilho e apertar um botão. Por questão de segurança, o equipamento só desce se uma área não estiver sendo pisada pelo usuário. O processo todo dura menos de 10 segundos.
- É uma ótima praticidade que você tem de guardar e depois pegar sua bicicleta com apenas um toque de botão – afirma o gerente de desenvolvimento, Shotaro Yano.
Intitulado de “Eco Cycle“, o sistema é resistente a terremotos e inclui seguros contra roubos e vandalismos. Para usar livremente as estações, paga-se até R$ 35 por mês. O modelo deu tão certo que foi adaptado para guardar carros – até 50 deles em um só depósito.
Veja como é dentro do estacionamento:
como-é-dentro-do-estacionamento-no-japao
Assista ao vídeo, e veja o funcionamento na prática. É fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário