quinta-feira, 25 de julho de 2013

Hyperloop, o trem que atinge velocidades de mais de 6 mil Km/h

musk-01
Considerado um dos empreendedores mais criativos dos Estados Unidos, Elon Musk desenvolveu projetos ambiciosos, como o sistema de pagamentos PayPal, os carros elétricos Tesla, a empresa de energia limpa SolarCity e a companhia de transporte espacial SpaceX. Apesar de enfrentar enormes desafios, Musk continua trabalhando em ideias brilhantes, que pretendem revolucionar o mundo da tecnologia e do transporte.
Agora, ele deve revelar em breve um projeto de trem que chega a cerca de 6,4 mil Km/h conhecido como Hyperloop, que deve conectar o leste e oeste dos Estados Unidos.
A ideia tem base em um conceito elaborado há cerca de 100 anos. Um trem que usaria um tubo subterrâneo para transportar pessoas a altíssimas velocidades.
Segundo Musk, a definição para este novo trem seria algo como “um cruzamento entre um Concorde, um canhão elétrico e uma mesa de air hockey”. E seria uma solução com baixo consumo de energia, segura, e eficiente.
O projeto, anunciado há menos de um ano, ressurgiu nos últimos dias depois que os legisladores da Califórnia aprovaram a construção do primeiro trem de alta velocidade dos Estados Unidos.
musk-02
O projeto, porém, é bastante caro. Não foi divulgado o valor em si, mas o inventor se referiu ao sistema ferroviário de “alta velocidade” da Califórnia, que custará 70 bilhões de dólares e que será o mais lento do planeta quando for terminado. E ele diz que os EUA precisam ser mais criativos em relação aos problemas de transporte.
“O que você quer é algo que nunca falha, que é pelo menos duas vezes tão rápido quanto um avião, que é movido a energia solar e que retorna assim quando chegar, por isso não há espera de uma hora de partida”, comentou Musk ao portal Huffington Post.
O empreendedor disse que vai revelar o design de seus planos em 12 de agosto, como um recurso aberto, para qualquer pessoa/empresa que se interesse nos planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário