sexta-feira, 19 de julho de 2013

Scarpar: o skate elétrico que vai fazer você surfar no asfalto

superimagem-megacurioso-639574035005181854_mega
Veículos que se parecem com um skate e possuem motores elétricos ou a combustão não são exatamente uma novidade. Em 2006, Andrew Fern, criou um protótipo de “skate” feito para se usar em qualquer terreno, que você pode usar para descer montanhas com terra, nevadas ou até mesmo para passear pela cidade.
Na época, funcionava com um motor a combustão. Isso deixava o dispositivo bem mais complexo por conta da mecânica necessária para garantir a transmissão de movimento para as duas esteiras, além de ocupar bem mais espaço do que poderia ser considerado confortável.
Com o passar do tempo, Fern precisou redesenhar diversas vezes seu Scarpar, incluindo então dois motores elétricos independentes em vez do arcaico e grande motor a combustão. Criando então a versão “final”  do seu veículo:
4007978661815271
Ao contrário do que você está pensando, esse dispositivo é bem rápido, e não lembra de forma alguma aquelas máquinas utilizadas em grandes obras, como escavadeiras e outras que também possuem esteiras e se movem como lesmas micênicas. A diferença começa pelo fato de as duas esteiras não trabalharem de forma paralela.
Andrew Fern, comentou que não consegue pensar em outro dispositivo como o seu, que possui esteiras alinhadas uma na frente da outra, o que gera mais velocidade, mas também complica a situação na hora de fazer curvas.
Pensando na segurança, os dois motores elétricos do Scarpar possuem sua velocidade limitada em 50 km/h, mas os protótipos anteriores já conseguiram chegar a marcas maiores. Em entrevista ao Mashable, o criador do projeto inferiu que essa limitação deve ser respeitada por conta da falta de proteção para o corpo apresentada pelo dispositivo. Assim, com essa velocidade, acidentes muito graves não aconteceriam e os usuários ainda sentiriam o bom gostinho da velocidade.
Entretanto, o grande diferencial do projeto é mesmo seu poder de adaptação a qualquer terreno. Suas esteiras e a força independente dos motores garantem que ele passe rapidamente até por cima de troncos. Areia, grama, terra, pedras e vários outros ambientes também não parecem ser um grade desafio.
Depois de alguns milhões de dólares investidos em seu desenvolvimento, o dispositivo está se preparando para começar a ser comercializado, mas ainda estará em testes até agosto deste ano. Fern acredita que poderá vender seu Scarpar por algo entre US$ 4,5 mil e US$ 5 mil, mas não há nada oficial nesse quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário